Saturday, October 28, 2006

Les Peuples de l’Omo


A exposição que vi no Cantine de Faubourg são as fotos que Hans Silvester reuniu depois de sua viagem à Etiópia. Eu sabia da existência de Hans Silvester pelas belas fotos de cavalos na região da Camargue francesa. O trabalho que vi agora é muito mais impressionante.
O vale do Omo, berço da espécie humana, é uma região do tamanho da Bélgica nas fronteiras entre a Etiópia, o Quênia e o Sudão. Intocados pela colonização e pelos missionários, distante dos poderes de Cartum, Adis Abeba ou Nairóbi, ainda não afetados pela AIDS, os povos que habitam a região são pastores de gado zebu e caçadores ainda selvagens. O gado fornece o essencial de que necessitam para viver, sangue, carne e leite. O dote de um casamento é de 20 a 30 cabeças de gado. Uma Kalashnikov vale 8. O vale é habitado pelas tribos dos Hammer, Mursi, Karo, Surma, Bume, Galeba e Dasanech. Todos os homens se ocupam do pastoreio e da guerra. As mulheres ao cultivo do sorgo e do milho.
Os corpos nus são todos pintados de ocre vermelho e amarelo, extraído de rochas vulcânicas, e cal branca. Nas palavras de Hans Silvester: “os homens e mulheres usam os corpos como um espaço de expressão artística. É com imenso prazer que eles pintam o rosto e o corpo, em uma busca permanente de beleza. Viver com estes seres tão diferentes de nós me fez refletir muito sobre as “conquistas” da nossa civilização”.
As fotos são fantásticas, coloridas, provocantes, ternas ou audaciosas. Simplesmente genial. O livro saiu 5 de outubro, Éditions de la Martinière.

3 comments:

Joana said...

Olá! Como faço pra comprar o livro de Hans Sylvester, LES PEUPLES DE L'OMO? Procurei na internet e não achei aqui no Brasil...
Obrigada!

Joana said...

como faço para comprar o livro?

Alma said...

Oi Joana, dá pra comprar pelo site da Amazon.fr por EUR 113,99.
Eles entregam aqui pelo correio.
Aqui no Brasil acho que não tem mesmo.
Abraço