Saturday, September 20, 2008

Economy for dummies


É o seguinte:
Em 2003 e 2004 os bancos americanos estavam montados na grana.
Eles não sabiam o que fazer então saíram procurando quem quisesse emprestar dinheiro.
Só acharam uma certa cambada de picaretas que queria empréstimos para comprar casa própria. Como essa cambada era reconhecidamente mal pagadora e não dava garantia nenhuma, o empréstimo saía com o dobro de juros do normal.
Assim os bancos arriscavam mais mas ganhavam mais. E passaram a oferecer esse tipo de negócio a outras instituições financeiras. E a bolha foi crescendo.
Até algum esperto descobrir em outubro passado que aquele pessoal picareta ia ter dificuldades para pagar as dívidas. E a bolha estourou.
A bolha das hipotecas podres americanas que era de US$ 110 bilhões gerou um bolha financeira global de US$ 1,5 trilhão. Que está estourando agora.
Aí o pessoal que apostava no mercado financeiro e já sabia que isso ia acontecer foi procurar outra atividade menos arriscada para brincar, e começaram a comprar cereais, petróleo, metais, minérios e o preço disso tudo foi subindo o primeiro semestre inteiro. Agora começa a baixar.
Outra bolha estourando.
Mas é como diz o Joelmir Beting, meu guru econômico. Bolha foi feita para estourar. Foi assim no bug do milênio, na bolha das pontocom, na bolha de 11/09, na bolha da invasão do Iraque. Essa é a solução, e não o fim do mundo como foi mancheteado por aí essa semana. Agora volta todo mundo a andar com o pé no chão.
Conta-se que uma vez no garimpo em Serra Pelada, um garimpeiro vendeu uma lata de sardinha a um outro, que por sua vez a revendeu para um terceiro. E assim a lata foi passando de mão em mão, cada um puxando mais o preço. No final a lata já valia algumas pepitas de ouro, até que alguém resolveu abrir a lata e descobriu que as sardinhas estavam podres...
Acabou a graça.

1 comment:

Lelec said...

Olá Fernando,

Se há uma coisa que eu não entendo nadinha nesse mundo é economia, que é, de longe, para mim, a ciência mais difícil que existe.

Por isso, obrigado pelo resumo do que está acontecendo!

Abraço,

Lelec