Wednesday, September 01, 2010

Der Baader-Meinhof Komplex


O Grupo Baader-Meinhof era como a imprensa alemã, ciosa em não dar credibilidade a terroristas, chamava uma guerrilha urbana alemã-ocidental que se auto-intitulava RAF, ou Red Army Faction (Rote Armee Fraktion).
A RAF atuou desde o fim dos anos 60 até 1998, mas foi nos anos 70 que teve sua fase mais sangrenta realizando assaltos a bancos (ou desapropriações, idéia tirada dos movimentos semelhantes na América Latina), seqüestros, assassinatos e atentados a bomba.
O filme de Uli Edel, baseado no livro de Stefan Aust recria a conturbada atmosfera política na Alemanha dos anos 70.
Os filhos da geração nazista temiam especialmente que seu país voltasse às suas raízes totalitárias. Os Baader-Meinhof optaram pelo extremo oposto, o marxismo-leninismo com influência das idéias e atos de revolucionários como Ho Chi Mihn, Mao e Che Guevara. Como forma de atuação, escolheram a guerrilha urbana sul-americana, especialmente os Tupamaros uruguaios. O manual da RAF tem também grande influência do manual de guerrilha urbana de Marighella. Os membros da RAF chegaram a treinar em acampamentos palestinos na Jordânia. Tudo pela luta anti-capitalista, anti-imperialista, anit-burguesa e anti tudo o que está aí.
O que fica de tudo isso é a profecia de Hegel de que a vontade de transformação revolucionária não teria jamais outra expressão histórica senão “a fúria da destruição”. Olavo de Carvalho explica:
O revolucionário faz a sua parte: destrói. Substituir o destruído por algo de melhor não é incumbência dele, mas da própria realidade. Se a realidade não chega a cumpri-la, isso só prova que ela ainda é má e merece ser destruída um pouco mais.
A destruição é óbvia nas sequências de assassinatos e explosões cometidas por aqueles que queriam um mundo melhor. A dialética revolucionária também já que o contraste entre a liberação sexual e o fundamentalismo islâmico parece não fazer diferença para os revolucionários. Tudo o que destrua o que existe é considerado bom. O que acontecer depois ninguém sabe, mas será melhor.
Aqueles tempos passaram. Nossos revolucionários de ontem estão na política hoje (os alemães foram presos). E nossa revolucionária mor, Dilma Roussef, pode se tornar presidente.
As antigas armas e práticas de guerrilha urbana, é certo, foram abandonadas. Mas e os ideais? Com o poder na mão, não está o PT empenhado em destruir a velha ordem, à base de canetadas, PNDH's, neo-censura e afins? Terá a dona Dilma propostas efetivamente concretas para substituir o que existe, ou a realidade o fará?
Porque, como disse Luiz Felipe Pondé, o jargão "por uma sociedade mais justa" pode ser falado pelo pior dos canalhas. E ele lembra, a primeira propriedade privada é invisível: sua alma, seu espírito, suas idéias. É sobre ela que essa nova oligarquia de esquerda (herdeira das guerrilhas), agora avança a passos largos. Em nome da "justiça" social, ela silenciará a todos.

1 comment:

Anonymous said...

Concordo plenamente!
A grande verdade é que o PT é um câncer nas veias do Brasil e como todo câncer, é silencioso e incidioso.
Escutem aqueles que tem ouvidos: -O PT irá transformar o Brasil Amado em uma Venezuela. Preparem-se para a Ditadura!
Somente a grande massa ignorante, semi-analfabeta e desdentada não percebe esta realidade.
O magnífico presidente Lula já deu provas disso. Calou a imprenssa! Comprou a Globo, com suas pesquisas de intenções de voto (afinal, se dependesse das pesquisas encomendadas e modificadas pela Globo, a Dilma Terrorista teria ganho no primeiro turno, se lembra?)
A impressa teve que se curvar ao Ditador Lula, pra esconder o passado Terrorista, assaltante de Bancos que a candidata Dilma Roussef foi!
E pior do que bandido, que rouba e mata pra sobreviver, é o terrorista, que rouba e mata por prazer!
Esta é a candidata Dilma!
Somente num país da America LATRINA como o Brasil, pra permitir que uma ex-terrorista se candidate a presidência do país, e o que é pior! -Tem gente que vota nela!!!
Se prepara Brasil, pq daqui a alguns anos, vão lançar o filme
"Der Dilma-Lula-Zé Dirceu Complex"
Até lá, eu já vou estar morando no Paraguai! (Que vai estar bem melhor do que o Brasil com o PT em todos os estados!)