Tuesday, June 27, 2006

A Copa é chata

Cansei de técnicos retranqueiros, de jogadores milionários que não se mexem em campo, de árbitros incompetentes, de jogos decididos no finalzinho, e de ausência de futebol.
O jogo entre Portugal e Holanda foi o mais emocionante que assisti nesta Copa, mas um árbitro decente não deixaria o jogo ter degenerado daquela maneira. O que não tem preço mesmo foi observar e comparar as reações de Felipão à beira de um enfarte com as de Marco van Basten, o Iceman batavo. Já o jogo, sé é que merece este nome, de ontem entre Suíça e Ucrânia foi uma demonstração de como não deve se jogar futebol. Os suíços nem em 3 pênaltis conseguiram marcar alguma coisa. O que irrita mesmo é saber que um desses timecos de várzea podem seguir no campeonato enquanto a Holanda volta para casa. Se Portugal mereceu ganhar a Holanda não merecia voltar para casa.
Espero que Portugal passe pela Inglaterra com a mesma garra. Tanto Inglaterra como Itália estão nas quartas de final por sorte. Futebol que é bom nada.
Depois do jogo contra o Japão, espero que o Brasil não volte à retranca hoje. Essa história de futebol de resultados é outra vergonha. Telê Santana é quem estava certo. Prefiro ainda perder bonito do que ganhar feio.
Mas depois de já ter me irritado e muito com essa Copa do Mundo gostaria de fazer algumas sugestões à FIFA.
Em primeiro lugar abandonar a idade da pedra e obrigar os árbitros a usarem rádios e a serem auxiliados por outros árbitros que estão vendo tudo bem melhor na televisão, como no futebol americano. Essa história de que não é preciso e de que os erros contribuem ao folclore do futebol é uma hipocrisia e uma falta de respeito com os times e suas torcidas.
Em segundo gostaria de um campeonato onde todos jogassem contra todos. Sem prorrogação ou pênaltis. Ganha a Copa quem tem mais pontos. Isso sim seria um campeonato justo.

No comments: