Friday, June 09, 2006

Rumual Ékissa


É hoje que a Terra vira o planeta bola. E O Brasil o país da bolada. Alguns levam a bolada no bolso, outros na cara. 190 milhões em ação. Danem-se o Lula e o Marcola, viva o Galvão Bueno. Brasil país dos raios frígidos. Não é assim que cantam os calouros no programa que o Sílvio Santos pirateou da Endemol? Rumual ékissa. Veja esse muro pintado. Esse é um brasileiro tentando incentivar a Seleção rumo ao hexa. Quando crescer quero ser jogador de futebol.
Não sabemos ler, não sabemos escrever, podemos levar um tiro na rua da polícia ou dos bandidos. Nossos políticos são uma quadrilha. O sonho de menino é virar jogador de futebol. O das meninas, mulher-de-jogador-de-futebol-modelo-e-atriz. Que país é este? Vamos comemorar como idiotas, a cada fevereiro e feriado (ou a cada gol), todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospital?
Daremos algum dia a mesma atenção à pauta do senado do que aos jogos do dia? Não, vamos comemorar a evolução da liberdade até o dia clarear. Brasil, mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim.
Sim, estarei também torcendo. Não me importa. Precisamos desesperadamente de motivos para amar nosso país, nem que seja um troféu, ou no mínimo um belo gol.
Creio que o sentimento é pior ainda entre os expatriados. Ame-o ou deixe-o? Nada disso, amamos porém deixamos. Não é exatamente meu caso mas a maioria dos brasileiros na Holanda está aqui mais por não ter boas perspectivas no Brasil do que por desejo de ficar. Desesperam-se ao ver uma simples goiabada. Assistem a Globo via satélite. Reúnem-se para fazer feijoada. Reunirão-se para assitir os jogos, pensando quem sabe em um dia voltar. Voltar para onde?
Vamos cantar juntos o Hino Nacional. A lágrima é verdadeira.

No comments: