Saturday, January 13, 2007

Cananéia



Em algumas semanas passei de uma cor branco-batavo a um bronzeado cravo e canela que está fazendo inveja nos meus colegas de escritório por aqui. Obviamente eu já estava todo ardido nos primeiros dias de Brasil, o que não é lá muito agradável na hora de se desejar Feliz Natal ou Ano Novo já que brasileiro gosta de se cumprimentar dando tapa nas costas.
Minha última semana de férias passei na ilustre cidade de Cananéia, a última do litoral sul paulista. Foi ali que Martim Affonso de Souza aportou em 1531, o que fez da vila de São João Baptista de Cananea a primeira povoação do Brasil. Hoje, situada dentro de uma área de preservação ambiental, Cananéia está virando moda no turismo ecológico e alternativo, longe da badalação do Guarujá e do litoral norte de São Paulo.
A cidade tem construções do século XVI, felizmente tombadas pelo patrimônio histórico, como a igreja que servia de forte aos portugueses contra o ataque de índios e piratas. Dá para andar pela avenida Beira Mar, ouvir um fandango caiçara na pracinha, comer uma ostra olhando os barcos de pesca chegando pelo canal, e de noite tomar um café com torta ouvindo um blues no Kurt Kafee investigando toda a quinquilharia antiga e curiosa que ele tem ali dentro.
Por balsa se chega a praia da Ilha Comprida, e por barco às praias paradisíacas da Ilha do Cardoso. Durante todo o percurso podemos ver golfinhos nadando a alguns metros de distância nas águas claras do mar Pequeno, um paraíso também para pescadores profissionais.
Saindo de Cananéia em direção à serra passeamos pelo meio da nossa Mata Atlântica, que em beleza deixa qualquer floresta européia no chinelo. Ainda dá para chegar em cachoeiras e visitar os sítios do circuito de turismo rural da região.
A especialidade ali são as ostras, criadas por ali mesmo (experimente ostras gratinadas, uma delícia). A cozinha regional à base de peixes e mariscos é excelente. Outra pedida é o risoto de frutos do mar.
Meus pais estão indo morar ali. Bom para eles. Parece ser o lugar perfeito para se viver em paz e tranquilidade.

1 comment:

Um Poema said...

Guarujá e um troço da Serra do Mar com um pouco da sua Mata Atlântica também conheço, mas Cananéia não conheço e, confesso a minha ignorância, nunca ouvi falar.
Um abraço