Saturday, January 20, 2007

World Trade Center


Assisti no DVD esta semana o filme de Oliver Stone sobre a tragédia do 11/09.
Não é o filme que se esperava do diretor de JFK e de Born at 4th of July. Nenhuma trama política, nenhuma crítica ao governo, nada dos planos terroristas.
O filme é sobre dois oficiais da Autoridade Portuária convocados na hora do ataque para resgatarem as vítimas e que acabam eles mesmos soterrados durante o desabamento de uma das torres.
A estória é sobre coisas infinitamente mais simples. O personagem de Nicolas Cage pensa em porque levantou da cama sem ter abraçado a mulher de manhã. Pensa nos filhos. Pensa em como ele sorri pouco. O personagem de Michael Pena pensa na filha que vai nascer e na ridícula discussão com a mulher por causa do nome do bebê.
Poderia ter sido em qualquer tragédia. Poderia ser a história das pessoas presas no desabamento do metrô de São Paulo. A cena emblemática em que John McLoughlin (Cage) é resgatado para fora do buraco é como se ele estivesse ressucitando da própria tumba. Quando percebemos que a nossa vida está por um fio é que refletimos sobre as coisas simples que se revelam agora infinitamente mais importantes.

No comments: