Saturday, May 12, 2007

A mídia de joelhos


Você pode não gostar de Diogo Mainardi. Pelo menos metade do Brasil o odeia. Eu estou com a outra metade. Penso que ele é no mínimo inteligente, na maior parte das vezes brilhante.
Mas se você preza a democracia deverá pelo menos conceder-lhe o direito de ter uma opinião.
Diogo Mainardi foi processado pelo agora Ministro das Comunicações Franklin Martins, o que vai criar a nova televisão estatal brasileira. Jornalistas petistas já sabiam da sentença condenando Diogo antes mesmo de sua publicação. O próprio juiz confessou ter “idealizado” a maneira de conduzir o processo, ou seja, não respeitou os procedimentos normais. Franklin Martins era membro do antigo movimento de guerrilha MR 8, o que sequestrou o embaixador americano nos tempos da ditadura. Hoje o MR 8 é ligado ao jornal A Hora do Povo, que é sustentado com anúncios do governo federal.
A Hora do Povo publicou em sua primeira página uma ameaça de morte velada a Diogo Mainardi por discordar do que o colunista diz referente ao processo contra Franklin. Deve estar querendo um "justiçamento" como no tempo da ditadura...
A próxima vítima da máquina do governo esmagar a imprensa foi Arnaldo Jabor, ameaçado de processo por Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara.
Ao comentar os astronômicos gastos em gasolina declarados pelos nossos deputados, Jabor disse em seu programa na rádio CBN: “Todos sabemos que os nossos queridos deputados têm direito de receber de volta o dinheiro gasto com gasolina. A Câmara, ou, melhor, você e eu, pagamos o custo, desde que eles levem notas fiscais para comprovar o gasto da gasosa. Quando é que vão prender esses canalhas? Ah, eu esqueci. Eles têm imunidade, têm foro privilegiado. É isso, aí, amigos otários como eu."
Octávio Frias, o falecido editor da Folha já disse: o governo quer a mídia de joelhos.
Depois de Mainardi e Jabor quem será o próximo? Seremos obrigados todos assitir no futuro só aos programas da TV estatal de Franklin Martins?
Lembrem-se desta história do teólogo protestante alemão Martin Niemöller (1892-1984), falando sobre o nazismo:“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar”.

2 comments:

Laura_Diz said...

Eu estava por fora, não li nada porque não gosto doa mainardi,acho antipático demais, mesm achando que tem razão, não gosto.
Mas este teu post está certo, concordo com tudo. Vou divulgar entre amigos. Bj
laura

Maria José Speglich said...

Olha eu acho que a mídia tem um poder extraordin ário mas nem sempre o usa bem.
e sobre Arnaldo Jabor, meu Deus ele que vá fazer aqueles filmes com a Sonia Braga dos anos 70.
As criticas dele são sem fundamento.
O Mainardi é ético.