Saturday, February 16, 2008

Fascismo Liberal


Na minha vã filosofia, imaginava que num país civilizado, a imprensa e a universidade fossem setores da sociedade cujo acesso privilegiado à informação desse aos indivíduos que vivem nesse meio um maior discernimento da realidade política no país.
No Brasil parece ser o contrário. A grande maioria de nossos professores, estudantes e jornalistas ainda vive como se estivéssemos na ditadura, os oprimidos contra os opressores. O meio acadêmico e a imprensa estão infestados de esquerdopatas jurássicos capazes de defender e legitimar o assalto organizado que o PT promoveu no governo. Não é gente analfabeta não, são doutores diplomados como Marilena Chauí, Rose Maria Muraro, Luiz Nassif, Emir Sader, Paulo Henrique Amorim, Luiz Nassif e tantos outros professores e jornalistas dispostos a beijar a mão de Lula como Lula beijou a de Jader Barbalho.
A questão não é só ideológica, um indivíduo ingênuo pode ser de esquerda e ser honesto. O problema é que essa gente, justamente a que tem informação em primeira mão está definitivamente empenhada em justificar e até negar os crimes do PT. É ser muito pelego.
Liberal Fascism, um livro do colunista da Economist Jonah Goldberg foi recém-lançado nos Estados Unidos, e já foi muito malhado antes do lançamento só por causa do título. A esquerda americana acha uma absurdo sustentar que o fascismo é a esquerda (e não a direita) no seu extremo. Goldberg mostra que a obsessão pelo estado centralizador (state worship), essa mania que querer que o Estado interfira na vida e nas atitudes de cada um e o autoritarismo do politicamente correto são manias fascistas persistentes na filosofia de esquerda hoje. Inclusive na esquerda brasileira. Uma leitura recomendável aos nossos acadêmicos e intelectuais.

5 comments:

deboraHLee said...

Você se esqueceu de citar os artistas, Fernando. Recusei-me a ir a um show do Chico, que sempre admirei, no ano passado,justamente pela suas posições a favor do governo lula. Chico, só para citar um. Faltaria blog para citar todos os outros.

Desta esquerda psicopata, quero é distância.
E da direita psicopata tbém, diga-se.

;o)
bises.

Anonymous said...

Fico me perguntando, Por quê? Mas Por quê hein??
Será que os formadores de opinião, não tem responsabilidade? Será que não estão nem aí?

Ricardo Rayol said...

o problema não é ideológico mesmo, não dá pra entender que um sujeito vire político e, automaticamente, comece a meter a mão no dinheiro alheio.

Frodo Balseiro said...

Fernando, mais triste que essa imensa festa do caqui em que setransformou a cena política brasileira, é a atitude abjeta de parte da "intelectualidade", e do "jornalismo militante", que passa a vida a tentar justificar Lulla, o PT, e quase toda a "poçilga" de Brasília!
Quando não estão em "silêncio obsequioso" quando não dá mesmo para defender os "progressistas", mentem descaradamente!
São uma corja!

Anonymous said...

O problema é que a esquerda foi fabricada pela direita,de onde voces acham que surgiu o dinheiro para a famosa revolução bolchevista?!! das mãos dos capitalistas! afinal dinheiro não aparece por "milagre" ainda nas mãos de ateus comunas......procurem conhecer os famosos "os protocolos dos sábios do sião" aí verão o que faz um rockfeller "molhando" a mão do seu amiguinho marx, para fundamentar a antítese do capitalismo.e hoje por efeito dos opostos surge a "síntese" o fascismo apelidado de "nova ordem mundial".