Monday, July 07, 2008

Como aporrinhar um tirano


Robert Mugabe, o gorila que governa o Zimbábue, está se reelegendo em uma eleição sem concorrência. Depois de ter mandado espancar seus adversários nas ruas e praticamente eliminado a oposição, lá está ele de novo arruinando o próprio país.
A comunidade internacional fala em sanções.
Eu sou contra.
Quem sofre com as sanções e embargos não são os ditadores em seus palácios, mas os desgraçados sob seu jugo que passam fome, ficam sem dinheiro, sem remédios, sem assistência humanitária. Eu me lembro de Madeleine Albright, a pitbull dos Clinton, ter dito uma vez sobre a mortalidade infantil durante o embargo no Iraque de Saddam: "É o preço a pagar..."
Na verdade, sempre pensei que o melhor jeito para livrar o mundo de canalhas como Saddam Hussein, Fidel Castro, Robert Mugabe, Kim Jong Il ou aqueles militares sudaneses, seria mandar um 007 com sua Walter PPK dar um pipoco na testa do bruto.
Mas aí o sujeito vira mártir, fazem camisetas, os partidários provocam guerra civil, logo logo aparece outro pior e o mundo inteiro vai culpar o imperialismo.
Eu tenho uma idéia melhor para fazer uma pressãozinha neles. Você acha que Mugabe tem dinheiro no Zimbábue com sua inflação de 1.500% ao mês?
Lógico que não. Mugabe, Kim, Putin, o dinheiro de todo esse pessoal gente boa está em contas na Suíça, em casas na Côte d'Azur, em investimentos. Arafat tinha todo o dinheiro que ele roubou da OLP na Europa.
Achem, congelem, confisquem. Uma pequena colaboraçãozinha entre bancos e os serviços secretos ia ajudar muito. Mão no bolso é a única coisa que esses animais entendem.
Por dinheiro eles fazem tudo, eu aposto que até eleição com fiscais internacionais.

1 comment:

Lelec said...

É uma ótima idéia, Fernando. Esses facínoras só entendem a linguagem do dinheiro. Que bom se a comunidade internacional encarasse fazer isso.

Abraço,

Lelec