Friday, July 04, 2008

De Eeuw van Mijn Vader


Deixamos na Holanda muitos amigos, mas trouxemos junto de nós muitas lembranças. Este livro, que acabei de ler foi presente de um grande amigo que com certeza estava com medo que eu esquecesse meu holandês. Lendo as 600 páginas do livro não só me lembrei de todo meu holandês como pude entender melhor o processo de transformação que a Holanda e a Europa atravessaram no século passado
Até o começo do século XX, a Holanda era um país de camponeses, pescadores, artesãos e comerciantes, profundamente religiosos e puritanos, lutando para sobreviver em uma terra fria, chuvosa e ameaçada constantemente pelo mar.
No fim do século XX, a Holanda era um dos países mais desenvolvidos e liberais do mundo.
A história deste século incrível é contada por Geert Mak, o autor de De Eeuw van Mijn Vader, ou o Século de Meu Pai, do ponto de vista da sua família.
A família Mak era original de Schiedam, uma vila perto de Rotterdam onde sempre fabricou velas de barco. Geert conta como seu pai foi um dos primeiros da família a ir estudar, em um tempo onde as primeiras pessoas começavam a abandonar as fazendas e negócios de família para ir trabalhar em outras empresas.
Vem a I Guerra Mundial, e apesar da Holanda ser neutra, vai sofrer com a adaptação à Era Industrial.
Seu pai vira pastor da igreja calvinista holandesa, e vai para a Indonésia, então uma colônia holandesa, como missionário. Ele conta a vida no período colonial, o racismo dos brancos e o regime quase escravagista das grandes plantações.
Os filhos mais velhos voltam à Holanda para estudar e são apanhados em cheio pela II Guerra Mundial. O resto da família fica na Indonésia vivendo em campos de concentração japoneses.
Depois do trauma da Guerra, veio o trauma da grande enchente de 53, a pobreza, a emigração, a reconstrução, e só aí as coisas começam a melhorar. Vêm as novidades dos Estados Unidos, o estado do bem estar social e os primórdios da Comunidade Econômica Européia. Depois os anos 60, e as contestações políticas e religiosas. E aí a imigração com seus atuais problemas.
Para quem não conhece e sempre imaginou a Holanda como um país de presépio, a história é fascinante, mostra um século de transformações vertiginosas na sociedade holandesa e ocidental. Um século também cheio de barbaridades monstruosas mas também de grandes esperanças.

3 comments:

Anonymous said...

Je bent behalve een carnivoor ook nog een persoon die boeken eet en dan bedoel ik niet alleen de culinaire!! Als je naar Nederland komt of wellicht binnenkort naar Presidente Prudente dan zal ik je voorzien van nieuw leesvoer.

Lelec said...

Olá Fernando,

Interessante demais a saga retratada neste livro. Vou dar uma olhada para ver se há uma tradução para o português, pois não posso encarar uma leitura em holandês. Não entendi nem mesmo o comentário aí de cima!

O percurso da Holanda no século XX é inspirador para nós brasileiros. Talvez, no final do século XXI, tenhamos avançado tanto quanto os holandeses no século passado...

Abraço,

Lelec

Alma said...

É Lelec, tradução em portugues vai ser difícil, mas quem sabe. Essa é uma língua complicada mesmo, o povo economiza vogal demais...
Esse que escreveu aí foi o camarada que me deu o livro.

Bedankt vriend!
Als je hier komt krijg wel vlees van mij!