Friday, January 16, 2009

Home museum


Sabe quando você passou a vida inteira sonhando em ver de perto uma obra de arte magnífica, e quando finalmente você chega naquele museu, em frente ao sonhado quadro e se prepara para admirar extasiado a beleza e a profundidade da arte, mesmo com aquela cordinha que te deixa a dois metros da obra, aí chega uma excursão de 300 japoneses com um guia de sombrinha berrando para todo mundo, entram todos na sua frente tirando fotos e você é atirado para fora dali a cotoveladas?
Pois é.
Alguém já tentou ver a Mona Lisa de perto? Aquele quadrinho na parede coberto com um vidro onde se refletem os flashes de todos os turistas que não estão nem aí para a plaquinha de proibido usar flashes? Alguém sinceramente teve tempo de admirar o teto da Capela Sistina depois de horas numa fila interminável com uma horda de bárbaros te empurrando?
Pois é.
O Jardim das Delícias de Bosch é com certeza o quadro mais fascinante que eu conheço. Tive a oportunidade de vê-lo de perto no museu do Prado uma vez. O que descrevi no primeiro parágrafo foi exatamente o que me aconteceu. E é um quadro tão cheio de detalhes que é possível passar horas ali admirando cada cantinho sem se cansar.
Felizmente a tecnologia veio ajudar aos pobres turistas amantes da arte que estão ali para algo mais além do que tirar uma foto de um quadro famoso.
No Google Earth, digite Museo do Prado, Madrid. Depois clique no quadradinho branco com o nome do museu e uma janela se abrirá com diferentes obras de arte que foram scaneadas nos mínimos detalhes. Além do Jardim das Delícias há outras obras primas de Goya, Velásquez, El Greco e outros. Tomara que continuem ampliando o acervo e que a moda se espalhe para outros museus.
Do conforto da sua poltrona, sem ninguém entrando na sua frente, sem guias de guarda-chuva, dá para ver cada cantinho do seu amado quadro. Foi assim que flagrei esse detalhe bizarro do Inferno na pintura de Bosch.

2 comments:

Lelec said...

Ufa! É difícil acompanhar seu ritmo de escrita, Fernando! Bastam uns dias de trabalho intenso, sem tempo para lhe escrever, para que haja muitas coisas bacanas a comentar. Como esse post. Em primeiro lugar, como não canso de falar, o bom humor que você imprime aos seus textos é incrível. Suas descrições de situações grotescas (mas plenamente comuns) são nada menos que excelentes, como essa dos turistas japoneses...

E, em segundo lugar, valeu demais por essa dica! Vou usá-la... Só espero que os japas não apareçam no computador!

Abraço,

Lelec

Leila Silva said...

Ah, sim, isso aí já aconteceu comigo...
vou aproveitar as maravilhas tecnológicas e ver tudo de novo, então.