Friday, April 23, 2010

Green Zone


Em maio de 2003, Paul Wolfowitz em entrevista à Vanity Fair declarou que as armas de destruição massiva (Weapons of Mass Destruction ou WMD) foram o denominador comum que levou todo o time da administração Bush a embarcar na idéia de remover Saddam Hussein do poder no Iraque.
As histórias sobre as WMD foram plantadas pela administração na imprensa americana que não se deu muito ao trabalho de checar as informações e acabou apoiando a Guerra ao Terror de Bush.
Ali Kamel, em seu livro "Sobre o Islã" enumera alguns dos desastres que se seguiram após a invasão americana no país. Entre eles o de confiar nas informações de exilados interessados na invasão e o de desmontar completamente o exército iraquiano que sobrou após a queda de Saddam, deixando o país à beira de uma guerra civil entre milícias rivais.
Green Zone, como era chamada a Zona de Segurança em Bagdá onde ficava a nova administração iraquiana e o quartel general americano, é também o título do filme de Paul Greengrass, baseado no livro The Imperial Life in the Emerald City de Rajiv Chandrasekaran (ex-chefe do escritório do Washington Post em Bagdá).
O filme traz Matt Damon no papel do tenente Roy Miller, de um time que busca as WMD sem nunca encontrá-las. Ao ir atrás da verdade, ele nos leva a uma caçada humana de tirar o fôlego, onde aparecem com nítidade veracidade todos os erros e conflitos da inteligência americana no Iraque.
Tudo isso faz de Green Zone não só um excelente filme de ação mas um dos melhores filmes feitos sobre o Iraque até agora.
George W. Bush declararia posteriormente que o maior arrependimento de sua presidência foram as falhas de inteligência no Iraque.

No comments: