Monday, December 17, 2007

Earth


O longa-metragem Earth, que estreou por aqui há uns dias, foi feito a partir das filmagens feitas para uma série de documentários intitulada Planet Earth produzida pela BBC.
O filme é uma viagem pelas paisagens mais fantásticas do planeta, de pólo a pólo, acompanhado a exuberante vida do nosso planeta ao ritmo das estações.
Earth levou 5 anos para ser filmado, e mostra cenas espetaculares nunca antes vistas, filmadas de satélites, aviões, balões e embaixo d’água.
O filme começa com ursinhos polares vendo a luz do sol pela primeira vez na vida no início do pálido verão do Ártico. Descemos até a tundra verdejante onde milhares de pássaros e alces caribus vêm se reproduzir. De lá viajamos pelas imensas e silenciosas florestas de coníferas das taigas, e para os bosques coloridos das zonas temperadas. De la passamos pelas exuberantes florestas tropicais e desertos e savanas africanos, e pelo mar finalmente chegamos até a Antártida com seus pinguins.
Há imagens incríveis, que fazem rir como a dos patinhos recém nascidos se atirando da árvore, ou de macacos atravessando uma lagoa com medo de se molhar, há imagens que inspiram como a dos gansos sobrevoando o Himalaia, a de elefantes nadando e a da baleia corcunda nadando ao lado do filhote. Há outras cenas emocionantes com a da cheetah atacando uma gazela, a de leões atacando elefantes ou a melhor de todas, um tubarão branco abocanhando uma foca em pleno ar.
Earth é fundamental por mostrar tão escancaradamente a extraordinária beleza do planeta em que vivemos. O filme termina com a a indefectível imagem do urso branco, nadando de bloco em bloco de gelo no meio ao degelo do oceano Ártico, desesperado em busca de comida e terra firme, o próprio símbolo do aquecimento global.
Eu sou um profundo admirador da natureza, porém um admirador apesar de tudo, do bicho homem. Certos ativistas, assistindo um filme como Earth certamente admitiriam que o planeta estaria melhor sem a nossa espécie. Há gente que defende sinceramente a extinção da raça e da civilização humanas para preservar o planeta. Eu não aprovo mas sugiro que eles dêem o exemplo.
O mundo está sendo poluído, explorado, aquecido, seus recursos esgotados, suas espécies se extinguindo. Renunciar a civilização e a todos os avanços que a modernindade nos proporcionou não me parece ser a solução. Não vamos voltar a viver em árvores comendo frutas e raízes e nossos vizinhos de vez em quando.
O problema na nossa moderna sociedade de consumo está na nossa cabeça. Olhe à sua volta e você verá que não precisa ter nem metade do que possui em casa. O marketing usa nossos medos e cria necessidades que não temos para consumirmos mais e mais. Neste ponto crucial da nossa evolução é preciso alterar radicalmente os hábitos de consumo criados neste último século que passou. Antes de comprar qualquer coisa pense por um minuto, eu preciso mesmo disso? Viva sem medo, viva com menos, viva melhor. Assim se salva um planeta.

Love Earth

1 comment:

Anonymous said...

Não sou consumista.
Me faço uns mimos de vez em quando.
Mas tem coisas que acho que vão ser difíceis fazer o pessoal não consumir, exemplo:
- Fraldas descartáveis ( eu acho que é uma das coisas que mais polui)
- Garrafas Pet, onde quer que vc vá, tem uma te olhando.

Sei lá, eu particularmente posso criticar os outros, porque praticamente não produzo lixo e sou econômica ao extremo. Meu grande calcanhar de Áquiles, são os perfumes! Me culpo muito por produzir umas 10 embalagens vazias (lindas) de vidro por ano, gostaria que as industrias de perfume produzissem refis.

Mas falando sobre o longa- metragem, dá para ver nele que os animais são animais mesmo e que a lei da sobrevivência fala mais alto e que em baixo do maravilhoso céu da antártida o fofo do urso branco devora focas e leões marinhos sem dó nem piedade?

Coitada de mim, se meus ancestrais não tivessem passado por tudo o que passaram para evoluir e me dar a chance, mesmo sendo uma magrela branquela,susceptível a rinites e fracota, a estar no topo da cadeia alimentar, comendo carne vermelha todos os dias e podendo pensar em soluções para ajudar a barrar o temível "aquecimento global" que atormenta a todos nós todos os dias, e é claro ajudar ao fofo do urso branco a continuar vivendo feliz e comilão de focas.

vamos conseguir, vc verá Fernando, que não muito tarde as coisas vão se resolver, vamos conseguir com muito bom senso e usando nossa inteligência, superar esse probleminha climático.

Quero ver o longa, sinto uma certa identificação com o urso polar... adoro carne vermelha!!!