Saturday, December 01, 2007

Kasparov x Kremlin


Garry Kasparov virou o campeão mundial de xadrez em 1985 aos 22 anos, e manteve seu título por quinze anos. Em 2005 ele entrou na política russa com o movimento Uma Outra Rússia. Esta semana ele foi preso durante uma manifestação anti-Putin em Moscou. A notícia se espalhou pelos quatro cantos do mundo, embora a televisão russa nem tenha comentado o assunto.
Esta semana Kasparov concedeu uma entrevista à Nouvel Observateur. Trechos:

“A propaganda do Kremlin me apresentava como um grande enxadrista mas como um político fraco. Dois anos depois eu sou o inimigo número 1 do regime...Eu contribuí para cirar na Rússia uma cultura de resistência não-violenta, o que não foi fácil... O Kremlin está consciente de que enfrenta um fenômeno novo: se eles nos deixam manifestar isso provará que estamos ganhando a guerra psicológica, e se ele reprime com violência nosso movimento ele trairá sua verdadeira natureza.”

“Dos comunistas aos nacionalistas, todo mundo quer um regime parlamentar, liberdade de imprensa e a redução dos poderes presidenciais. Essa união de forças políticas em um front antitotalitário constitui um enorme progresso.”

“O sistema Putin é um sistema mafioso, a lealdade é o critério número um de toda nomeação... Os dirigentes pilham o país e depois lavam seu dinheiro no mundo livre... Putin quer reinar como Stáli e viver como Abramovitch! Me exaspera ouvir dizer que os políticos ocidentais não têm como pressioná-lo. É mentira pois todo o dinheiro dos dirigentes russos está investido no Ocidente”.

“O mundo livre tem que ser intransigente sobre seus valores fundamentais, é assim que ele ganhou a Guerra Fria. Mas agora tegiversa, transige, mas nesse jogo Putin é mestre. Ele considera a democracia como uma simples ficha a ser jogada assim como o preço do gás ou o destino da Geórgia. Os líderes Ocidentais devem fazer Putin assumir suas responsabilidades.”

2 comments:

deboraHLee said...

"Os líderes Ocidentais devem fazer Putin assumir suas responsabilidades".

Pergunto-me, apenas: Como?

Alma said...

O Kasparov deu a dica aí, o dinheiro dos magnatas russos está todo no Ocidente...Ameaça só apreender essa grana toda pra ver como eles reagem rapidinho...