Saturday, May 03, 2008

Brasil Holanda


Estou de volta à Holanda. Temporariamente. É bom rever os amigos, mas é uma sensação estranha caminhar pelas ruas de Leiden e Den Haag, e voltar ao trabalho aqui quando pensei que esta página já estava virada.
Enfim, pelo menos agora tenho certeza das minhas escolhas.
O sol começa a aparecer na Holanda. Fui na feira hoje, os holandeses passeim de barco pelos canais, ou de bicicleta nas ruas. Tomam seus cafés.
Tenho a impressão que aqui minha vida continuaria igual até o fim.
Aqui tudo parece estar feito. No Brasil, muito está ainda por fazer.
No Brasil eu vejo possibilidades. A Standard&Poor's também, já que acaba de conferir um investment grade ao país.
O mundo inteiro fala de crise alimentar e energética e se pergunta como dar comida a 6 bilhões de pessoas. O Brasil tem ainda uma enorme quantidade de terras aráveis livres para serem usadas na produção de alimentos e de etanol (e isso sem tocar em nenhuma árvore da Amazônia). Temos ainda um mar de petróleo no fundo do oceano que uma hora ou outra será explorado.
Há muitos brasileiros que parecem não acreditar no Brasil. Não se pode culpá-los, com a enxurrada de lama que escorre das páginas dos jornais todos os dias. Mas se esquecem de quanta experiência nos falta.
Eu penso nas pedras dos muros dessas casas holandesas, que já estavam aqui muito antes que o Brasil sequer existisse. E em quanto trabalho temos ainda pela frente.

7 comments:

Lelec said...

Olá Fernando

Que bom que seu reencontro com os holandeses não lhe trouxe sentimentos do tipo arrependimento pela decisão de voltar ao Brasil.

Estive recentemente no Brasil e lá também fui tomado pela certeza de que há muito o que fazer no nosso país. Um dia eu também volto.

Abraço,

Lelec

patricia m. said...

Hmmmm. Eu sou um desses ai que nao acredita no Brasil. Logico, se acreditasse voltava para la, o que é que estaria fazendo aqui, hehe.

Nao digo que nao acredito totalmente no pais, mas nao acredito no curto prazo (o prazo da minha vida, digamos assim). Claro, claro, nada se constroi do dia para a noite, e ha a necessidade de uns herois construirem a base para o futuro. Mas eu nao sou heroi, e nao quero saber de futuro. Por isso eh mais conveniente que eu esteja fora. Bravos sao voces, admito, que voltam e acreditam no pais. Torço para que de certo e que fique ainda melhor dentro do meu prazo de vida. Mas la no fundo da alma, nao acredito. Infelizmente.

Ricardo Rayol said...

confessa aí, aproveitou a marcha da maconha e foi trazer umas paradas ahahahahahah

bete p.silva said...

Fernando, eu preciso ouvir isso bastante, bastante, bastante. Porque eu não gosto do Brasil não, mas sei que estou errada.

clabrazil said...

Pô, frasezinha danada essa sua:
"Tenho a impressão que aqui minha vida continuaria igual até o fim."

Meu grande dilema. Com ou sem emocoes?

Nao sei se tem também a ver com a idade. Mas tem horas que penso que minha única transgressao nessa vida é usar sapato vermelho e bolsa preta.

Beijos, vou ser tia, pode? Olha lá no meu blog.
Cla

patricia m. said...

Tambem gosto de pensar que o mundo eh tao vasto e tao grande, e so conheco um pedacinho, melhor mover para a frente do que para tras, nao?

Hehehehe.

;-)

Next train stop: Hong Kong!

Lelec said...

Ué, Patrícia, então voltar a morar no Brasil é retroceder?

Se você voltar a morar nos EUA estará retrocedendo também?

Deixa pra lá, já sei sua resposta...

Fernando, gostei demais desse seu texto. Coloquei um link para ele lá no Terceira Margem. Espero que goste.

Abraço,

Lelec