Saturday, May 17, 2008

K.I.S.S.


Eu me lembro que há uns dez ou doze anos atrás (nem é tanto tempo assim ou estou ficando velho mesmo?), era dureza ter um telefone em casa. Havia filas de espera por uma linha. As linhas de telefone fixo eram compradas e vendidas a preços exorbitantes. Quem não podia comprar alugava. Alugar um telefone, quem diria. Hoje qualquer guri anda de celular no bolso. Celular naquele tempo era um tijolo desajeitado cuja única função era a de ser exibido em público. Diziam os despeitados "celular e celulite todo bundão tem".
Felizmente veio a privatização, e finalmente as telecomunicações se tornaram acessíveis para a maioria da população.
Eu sei que tudo isso é muito bom, está tudo muito bem, capitalismo e mercado livre conferem mais liberdade de escolha às pessoas etc e tal. O problema é que nenhuma outra escolha nesse Brasil pós privatizações se tornou tão irritante quanto o de operadoras de telefonia móvel.
E não estou falando só dos aparelhos não, cada um com suas mil funções, foto, filmadora, mp3, blue tooth (que a moça da loja pronuncia blutuf) e o raio que o parta. Eu cheguei lá e pedi um telefone que fizesse e recebesse chamadas. Existe?
O pior de tudo são os mil planos com bônus e promoções que cada operadora oferece.
É mais ou menos assim:
"Olha, você pode ligar 60 minutos de graça para um telefone fixo ou um celular dessa operadora mas só se você ligar daqui do estado. Se passar você paga 70 centavos por minuto ligando para a mesma operadora ou 80 ligando para outra, mas se você por uma recarga agora ganha um bônus de dez vezes mais para ligar para seus números preferidos, e você pode comprar esse plano supimpa que te dá mais 60 minutos por mês de graça mas só para telefones fixos..."
É como o sujeito que liga na pizzaria e pede meia calabresa, 1/4 portuguesa e 1/4 margherita com borda recheada só em meia pizza e anchova só do lado esquerdo.
Se há uma coisa que essas operadoras deveriam aprender a usar é outro moderno princípio do mundo dos negócios chamado K.I.S.S.: Keep It Simple Stupid!
Of course estou reclamando de barriga cheia. Daqui a pouco os petistas reestatizam a telefonia (já começaram!) e aí acabou-se. Vamos ter que alugar telefones de novo.

3 comments:

Lelec said...

Uau! Você descreveu perfeitamente a conversa labiríntica que temos que enfrentar na hora de comprar ou trocar de plano de celular.

Mas é melhor assim do que a estatização e a volta da Telebrás.

Abraço,

Lelec

bete p.silva said...

Ai medo medo, não queremos a Telebrás de volta não...mas o pior é que você tá certo, é assim mesmo...prá mais...

Anonymous said...

Good words.