Saturday, May 03, 2008

Fofoca neles


Ah, eu não sabia que meu marido escondia minha filha e a violentava todos os dias no porão da minha casa há 24 anos...
Ah, eu não sabia que meu vizinho era pedófilo e mantinha crianças no porão dele.
Ah, eu não sabia que meu filho comprava metralhadoras automáticas com cartão de crédito na internet e que estava planejando massacrar seus colegas de escola.
Todo mundo se espanta que esse tipo de barbaridade ocorra em países civilizados como a Áustria, a Bélgica ou os Estados Unidos.
Eu não me espanto não. A mentalidade anglo-saxônica normalmente tem ojeriza à invasão de privacidade.
Os pais americanos normalmente não tem o direito de remexer o quarto do filho, assim como um austríaco ou um belga dificilmente vai especular a vida do vizinho.
A nossa boa e velha latinidade tem algo de bom. Aqui não tem essa não, o bom mesmo é fofocar e especular sobre a vida alheia.
As Mirtes e Lourdes do bairro deveriam dar umas aulas no primeiro mundo sobre fofoca, quem sabe alguns crimes não seriam evitados...

5 comments:

Lelec said...

Nunca havia pensado nesse aspecto positivo da latinidade.

Excelente reflexão, parabéns!

Abraço,

Lelec

patricia m. said...

Isso eh mais ou menos valido no mundo atual. Cada vez mais aqui no mundo anglo-saxonico os vizinhos comecarao sim a vigiar seus vizinhos, por uma questao de sobrevivencia. Os muculmanos que querem nos explodir vivem nos mesmos bairros que nos, sao nossos vizinhos. Qualquer movimentacao suspeita agora eh denunciada a policia. Lembra dos caras de New Jersey que queriam explodir um quartel do Exercito? Foram denunciados por vizinhos.

Ja era a velha politica do DON'T ASK DON'T TELL. Agora é IF YOU SEE SOMETING, SAY SOMETHING.

patricia m. said...

Outra Fernando: eu continuo achando muito esquisita a posicao da mae da menina, ja que deveria haver barulhos vindos do porao. Mas ai disseram que o andar logo acima do porao era alugado, e que um dos moradores uma vez desconfiou e perguntou ao Fritz, mas nao fez mais nada depois.

Voltando a mae da menina: nao precisa so ouvir barulhos, como ele fazia com comida? Os restos de comida sumiam assim sem mais nem menos do refrigerador? Estranho. Para mim, a mulher é muito estranha. Mas ela ja tem o castigo pela sua extrema estupidez - toda estupidez sera castigada, ;-), ao saber de toda essa tragedia. Acho que ela nunca mais na vida dormirá em paz. E sendo cruel talvez, acho que ela merece esse incomodo na consciencia.

Guga Pitanga said...

A individualidade exacerbada leva a comportamentos deliqüentes e cenas chocantes a como temos assistido todos os anos. Como você disse, neste ponto de vista a latina forma de ser e fofocar é bem-vinda. Por outra, em alguns casos, ela é sufocada por tráfico e milícias, polícia corrupta ou outras forças que calam a boca - mesmo que por coerção - de nossas Mirtes e Lourdes.

Pitango
http://lenfantdeboheme.blogspot.com/

bete p.silva said...

É, eu também sempre pensei isso, legal você ter falado...