Saturday, October 20, 2007

01 pede pra sair!


Duas coisas agitavam o cenário cultural brasileiro nesta minha curta estadia, o filme Tropa de Elite e a Playboy da Monica Veloso.
Hugh Heffner acho que nunca imaginou a dimensão política que sua criação atingiria no Brasil. O velhote, um dos meus ídolos, deve estar é pouco se lixando lá em sua mansão rodeado de coelhinhas nuas. O meu barbeiro infelizmente ainda não tinha recebido a edição de outubro da Playboy. Ele tinha a de setembro, com a sem graça Íris do BBB mas uma fantástica entrevista de Jeanny Mary Corner, a cafetina mais requisitada de Brasília, que tem nas mangas muitas e muitas histórias para contar. Fui atrás da Playboy da Mônica na banca do aeroporto de Guarulhos, também porque eu queria ler a entrevista do Diogo Mainardi (eu não vejo só as figuras tá?), mas a revista tinha esgotado em cinco minutos. Vou pedir a mamãe que me mande uma. Um amigo, com fortes conexões em Brasília me disse o seguinte: o Renan Calheiros está se sentindo o máximo. Roubou o que quis, virou presidente do Senado, mentiu à vontade, prendeu o rabo de todo mundo, ninguém o tirava dali e ainda por cima ele pode dizer ao Brasil inteiro, eu tracei essa morena ajeitada que vocês todos estão vendo aí... É de lascar, cada país tem o Parlamento que merece... O fato é que Renan se sentiu tão poderoso que começou a abusar da boa vontade até dos que lhe estavam ajudando, e finalmente, FINALMENTE, saiu da presidência do Senado.
Enquanto o canalha saía de cena, o Brasil descobriu seu maior super-herói desde os tempos do Inspetor Carlos, o Vigilante Rodoviário. O filme Tropa de Elite com o Capitão Nascimento virou sucesso de público e de pirataria.
O Capitão Nascimento já é cult em todas as camadas sociais. Dizem que quando o Bruce Banner fica puto ele se transforma em Hulk, quando o Hulk fica puto se transforma em Chuck Norris (já viu os Chuck Norris facts?), e quando Chuck Norris fica puto se transforma no Capitão Nascimento.
Há muitas análises e críticas sobre o sucesso do filme e do seu protagonista (um excelente como sempre Wagner Moura). A melhor conclusão é essa: pela primeira vez em anos alguém põe o dedo na cara do espectador e fala “sabe quem é responsável por essa merda toda? É tu maconheiro!”.
Há dias saiu uma polêmica na Folha sobre Luciano Huck e o roubo do seu Rolex. Há quem diga que o bandido tem toda a razão em roubar Huck, seria uma espécie de “justiça social”. O pior é que tem gente que diz isso com diploma de filosofia e jornalismo nas mãos. O povo está mais é com o Capitão Nascimento, por isso o filme faz sucesso. Bandido é bandido, roubo é roubo. O maconheiro que fuma e o filósofo que apóia o roubo são coniventes com a bandidagem. E esse é o principal motivo do caos das nossas cidades.
Pede pra sair vagabundo!

2 comments:

deboraHLee said...

Só vou ver Tropa de Elite amanhã. Decidi não ler nada a respeito antes. Volto aqui depois para ler, tá?

bj.

clabrazil said...

Tá todo mundo comentando o filme. E eu no meu exílio assistindo Schlagermusik na tevê alema. Putz.

Sei que estou sempre na turma da fumaca em nossas reuinioezinhas. Mas acredite em mim: eu nunca fumei no Brasil e nunca fumarei!

Por princípio. O princípio que o brasileiro tende a ignorar, que é sua a responsabilidade pela merda em que está. Acha que basta reclamar do governo e ver novela, mas nao se pergunta de onde vem a erva que fuma para relaxar. Porra, ela vem da mao esquerda das criancas que com a direita seguram uma AR-15 e NUNCA vao pensar em estudar pois é mais lucrativo ser aviao.

Fui!
Cla