Saturday, October 27, 2007

Desperto sempre antes que raie o dia


Desperto sempre antes que raie o dia
E escrevo com o sono que perdi.
Depois, neste torpor em que a alma é fria,
Aguardo a aurora, que já tantas vi.

Fito-a sem atenção, cinzento verde
Que se azula de galos a cantar.
Que mal é não dormir? A gente perde
O que a morte nos dá para começar.

Oh Primavera quietada, aurora,
Ensina ao meu torpor, em que a alma é fria,
O que é que na alma lívida a colora
Com o que vai acontecer no dia.
Fernando Pessoa

1 comment:

deboraHLee said...

Ninguém, além dele, poderia expressar tão bem a sensação que se tem na mais linda hora do dia, justo antes do raiar do sol. É a minha "fatia" do dia preferida, mesmo que, na maior parte do tempo, eu esteja dormindo quando ela chega e se esvai, rapidamente.

Mas, um dia, serei mais velha (bem mais velha), e terei mais sossego, e morarei num lugar onde eu possa ver as estrelas e o amanhecer em paz, sem a fumaça dos carros e sem a pressão dos minutos que lotam minha agenda.

bises, Fernando.