Saturday, October 20, 2007

África do Sul Bi-Campeã Mundial de Rugby


A Inglaterra foi melhor, e ainda levou uma certa desvantagem na arbitragem do jogo mas fazer o quê... Perderam de 15 a 6 para um time africano jogando no melhor estilo inglês, com muitos chutes de bola parada. No duelo dos chutadores Percy Montgomery levou a melhor sobre Johnny Wilkinson. Mesmo assim os Springbocks saíram invictos do torneio e levaram a taça Webb Ellis das mãos de Nicolas Sarkozy, sob os olhares de Gordon Brown e Thabo Mbeki.
Vale lembrar que a África do Sul não entrou nas duas primeiras copas do mundo devido ao embargo internacional imposto ao país então sob a política de apartheid. O regime e o embargo caíram no começo dos anos 90 e em 95 a África do Sul ganhou sua primeira Copa em casa com uma espetacular vitória sobre os All Blacks da Nova Zêlandia. Nelson Mandela, em pleno processo de reconciliação do país dirigiu a festa chamando o time que só tinha um negro de “our boys” e our “rainbow squad”. Hoje, o rugby ainda é um esporte de afrikaners no país, mas cada vez mais negros entram no jogo, e a comemoração é de todos.
Eu de qualquer maneira acho uma partida de rugby muito mais emocionante de se assistir do que qualquer jogo de futebol. Espero sinceramente ainda ver o Brasil nessa Copa no futuro.

1 comment:

Lelec said...

Eu torci pelos Springbocks na final, já que a Argentina ficou na semifinal. Não entendo bem esse jogo (só comecei a acompanhá-lo por causa da Copa), mas arrisco-me a dizer que os sul-africanos foram melhores que os ingleses em todo o jogo. E eles têm um jogo mais rico, que combina a velocidade dos times do Pacífico Sul com a combatividade européia. O título ficou em boas mãos.
Também gostaria de ver o Brasil na próxima Copa.
Abraço!