Saturday, May 17, 2008

Revolução Verde, de novo!


O mundo inteiro fala de uma crise de alimentos. Impulsionados pela alta de consumo nos países emergentes, os preços de commodities agrícolas vão de vento em popa.
Agora observe atentamente este slide. É parte de uma palestra feita em 2004 na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" pelo Professor Norman Borlaug, prêmio Nobel da Paz de 1970. Boulag é um dos pais da chamada revolução verde, que com o uso de melhoramento genético, fertilizantes, defensivos e técnicas agronômicas conseguiu triplicar a produção de grãos no mundo poupando 1.1 bilhão de hectares de terra. Entre 1950 e 2000, a população mundial passou de 2.5 bilhões para 6 bilhões de pessoas.
Quando alguém lhe falar sobre as virtudes da agricultura familiar, ou sobre como só deveríamos comer produtos orgânicos, boicotar transgênicos, ou viver só de frutas que a natureza nos dá, mostre este slide. E peça que imaginem quantas pessoas teriam morrido de fome ou quantas florestas teriam desaparecido nos últimos 50 anos se esses conselhos fossem seguidos.
O Brasil tem o potencial para ser o principal fornecedor mundial de produtos agrícolas.
Mas o campo, mais do que nunca, deve se tornar uma máquina altamente eficiente de produzir. Para o bem da humanidade, para o bem do planeta.

1 comment:

Lelec said...

Oi Fernando,

Nessa semana, a Assembléia francesa vetou o cultivo de transgênicos no território francês.
A França é um dos 4 países do mundo que não permitem cultura alguma de sementes transgênicas.
Impressionante como um país do porte da França caminha na contramão da ciência. Não é à toa que o José Bové é francês...

Abraço,

Lelec