Saturday, May 17, 2008

Tragédias


O sujeito já tem o azar desgraçado de nascer na China ou no Mianmá e viver sob uma ditadura braba. Agora ainda por cima vem um ciclone ou um terremoto e mata aí uns cinquenta mil de um lado e mais uns doze mil de outro. É muito azar mesmo.
Uma amiga escreveu aqui uma vez, quando comentei sobre um ciclone em Bangladesh que isso só prova que Deus não existe, ou se existe é ruim que só.

Será verdade?
Eu acho que seja na China ou na Suíça, estamos todos sujeitos a uma desgraça ou outra. Faz parte da natureza do universo em que vivemos. Há uma razão para isso?
Eu acredito que sim. Não sei qual é, mas pelo menos por acreditar nisso acho que nossa compaixão pelos que sofrem não será em vão.

6 comments:

Lelec said...

Olá Fernando,

Não acredito em explicações metafísicas para tragédias. E não precisamos de tergiversações teológicas para exercer ou justificar a compaixão. Aliás, acho que os teologismos só nos afastam mais ainda do próximo.

Abraço,

Lelec

Ricardo Rayol said...

Deus tem um senso de humor muito escroto. Não coloco como ira divina, mas que algumas situações são correlatas são não acha?

clabrazil said...

Parece até que fui eu quem disse que Deus não existe e se sim, é ruim que só... pois creio piamente nisso!

Sei não... com a injustiça dos homens a gente acha logo argumentos, motivos, razões. Mas e com a injustiça da natureza?
Beijim,
Cla

Alma said...

Clá, foi você mesmo...
Realmente esse tipo de tragédia desafia nossas convicções. Fazer o quê, o melhor é acreditar que existe alguma razão. Senão, se deus não existe, nas palavras de Dostoievski, tudo é permitido...

Leila Silva said...

Eu sou da opinião da sua amiga....

Anonymous said...

Todo mundo esqueceu, né!...
Fomos expulsos do paraíso! Dãããã, aqui não é o paraíso.
Deus existe, o Capeta também, Ciclones,furacões, Ozama Bin Laden, Lula, onça,bomba nuclear,Al qaeda,assassinos...
Não é nas coisas ruins que encontramos Deus.