Friday, July 30, 2010

Misericórdia


Fiz 35 anos essa semana.
E como dizem os hindus, a vida é um piscar de olho de Deus...
Passa rápido e cada vez mais rápido. Mas o presente esse ano foi especial.
Quando se é pai (ou mãe), a impressão que dá é que preferiríamos ter as próprias tripas atravessadas por uma espada samurai a ver o filho com o menor sinal de dor que seja, mesmo que essa dor seja uma minúscula cólica de bebê.
E ainda assim, a arte de ser pai não é a de protegê-lo de tudo, inclusive de si mesmo (como pais que subornam guardas para não incriminarem o filho ou o que culpa a professora pelo mau desempenho do aluno), mas de dar-lhe as ferramentas para suportar as pedras do caminho com dignidade e honestidade.
Aí nos perguntamos que direito temos de colocar em um mundo tão cruel um inocente. Minha esposa que é espírita tem uma explicação mais confortável. Ele nasceria de qualquer jeito, então que nasça conosco que cuidaremos bem dele.
Eu encontrei alívio essa historinha, e gostei tanto que desde então guardo uma cópia dela:

Deus prestes a criar o homem e a mulher quando foi assolado por dúvidas terríveis. Chamou então alguns de seus assessores, a Justiça e a Misericórdia.
Pergunta Deus a eles se valeria a pena criar o homem e a mulher, levando-se em conta o que nós faríamos (o pecado). A Justiça se coloca contra a empreitada dizendo que nós não valemos o "investimento".
Somos mentirosos, infiéis e orgulhosos. Seu voto seria contra. Já a Misericórdia vota a nosso favor. Diz que, mesmo sendo como somos, daríamos grande alegria a Deus nos poucos momentos em que seriamos capazes de ver, em meio à impenetrabilidade assustadora do nosso orgulho, Sua beleza.
Deus pensa e decide a nosso favor.
Todavia, talvez como forma de castigar a Misericórdia, que O convenceu a nos criar, Ele a despedaça contra o chão e a dispersa pelo mundo.
Assim sendo, ficamos submetidos, desde o alto, à desconfiança eterna da Justiça divina, ao mesmo tempo em que desesperados, arrastando pelo chão, buscamos os cacos da Misericórdia (ou da Verdade) que habita os recantos distantes do mundo e os detalhes infinitos da vida.


A historinha foi tirada de comentários rabínicos ao primeiro livro da Torá, e mencionada por Luiz Felipe Pondé em seu artigo Misericórdia.
O autor finaliza dizendo: "Por isso, dirão os sábios, Deus está no detalhe. Felizes aqueles que conseguem ainda contemplar a delicadeza desses detalhes. Toda vez que vejo a Misericórdia no gesto de alguém, me calo."

2 comments:

Bípede Falante said...

Parabéns pelo seu aniversário e por tanta felicidade :)

Leticia said...

Acredite que pensei nele hoje: "será que já nasceu?"

Dedos longos, expressão tão séria que já dá pra gente antever/adivinhar/admirar/imaginar e sonhar com o futuro.

Se preparem para os "detalhes". E não esqueçam de anotar num caderninho. Serão tantas passagens maravilhosas que a gente vai esquecendo.

Deus abençõe vocês três, e muitas, muitíssimas felicidades.

(Presentão de aniversário, hein?)