Wednesday, August 25, 2010

Carnes para gourmets


Não é segredo para ninguém que eu seja um carnívoro convicto. Para mim o veganismo é só mais um sintoma da epidemia do “politicamente correto” que assola a inteligência mundial.
Gosto de degustar a carne, como se degusta um vinho.
Assim como temos castas de uvas como a Merlot, Cabernet ou Syrah, temos as raças de gado como Nelore, Angus ou Charolês.
Assim como há as regiões produtoras de vinhos como a Serra Gaúcha, Mendoza ou Bourdeaux, há as regiões produtoras de carne como o Pantanal, os Pampas ou as highlands escocesas.
Assim como o tempo de maturação influencia o sabor do vinho, também o faz com a carne.
Não é à toa que na Europa já existem A.O.C.’s (apelações de origem) de carne como existem há tempo para o vinho.
Já comi um roastbeef de Angus escocês inesquecível. Comi uma carne de hereford grain-fed americano que era como manteiga. Já comi um entrecôte de Parthenaise na mesma cidade de Parthenais que deu origem à raça na França, um sabor dos deuses. E já comi churrasco de boi Nelore assado numa churasqueira de tambor velho no meio do Mato Grosso que foi tão bom quanto todos os outros.
Mas o boi tem uma vantagem sobre a uva. Um boi dá origem a dezenas de cortes diferentes, todos com peculiaridades de sabor e textura únicas.
E para quem conhece carne, não existe carne de segunda, é só saber cortar e preparar. E para uma maioria que acha que churrasco é sinônimo de picanha, existe um horizonte muito além das picanhas em cortes especiais e desconhecidos do churrasqueiro de fim de semana que merecem ser divulgados. O Arildo, famoso churrasqueiro de Campo Grande fala que o melhor churrasco que ele faz é do coxão duro, é provar para crer.
Meu preferido é o assado de tira, a costela cortada em tiras na transversal. O prime-rib, ou o filé de costela com osso. O assado gaúcho, ou fralda. E tantos outros.
Agora é preciso encontrar essa carne com especialistas que gostam tanto de carne como você, e por isso aqui fica a dica para quem é apreciador e está em São Paulo:

www.intermezzogourmet.com.br

Liguei, encomendei, recebi em casa e foi o melhor churrasco que já fiz na vida, com elogios de aprovação e tapas nas costas de mais uns trinta comensais.
Belos cortes, excelente carne.
Quem sabe, sabe.

3 comments:

Carlos Eduardo da Maia said...

Muito bom. Também gosto de carnes e vinhos. E um boa uva que combina muito bem com carnes é o malbec.

Anonymous said...

Ja, ja, wrijf het er maar weer in. Heb je ook nog zo'n adres buiten je stad... iets dichter bij ons in de buurt? Eet smakelijk. O ja, vergeet niet een artikel te wijden aan de verschillende soorten kazen die er te vinden zijn. Leg dat maar eens uit dat er kaas gegeten wordt die erger stinkt dan 10 ongewassen sokken bij elkaar... en dat die nog lekker is ook.

Gr,

R.

Alessandra said...

É depois do churrasco de carne de búfalo, daqui da fazenda, que meu marido faz, o meu corte preferido é o bife de Chorizo (de Angus ou 1/2 sangue Angus). Ai meu Deus adooorroooo carne!!!! Quando vejo a carcaça pendurada, aquele cheiro delicioso, aquele fígado novinho, hummmm!!! Que delícia!!! Agradeço muito por estar no topo da cadeia alimentar e ser pecuarista, e poder comer carne do jeito que quiser todos os dias!