Ah, eu não sabia que meu marido escondia minha filha e a violentava todos os dias no porão da minha casa há 24 anos...
Ah, eu não sabia que meu vizinho era pedófilo e mantinha crianças no porão dele.
Ah, eu não sabia que meu filho comprava metralhadoras automáticas com cartão de crédito na internet e que estava planejando massacrar seus colegas de escola.
Todo mundo se espanta que esse tipo de barbaridade ocorra em países civilizados como a Áustria, a Bélgica ou os Estados Unidos.
Eu não me espanto não. A mentalidade anglo-saxônica normalmente tem ojeriza à invasão de privacidade.
Os pais americanos normalmente não tem o direito de remexer o quarto do filho, assim como um austríaco ou um belga dificilmente vai especular a vida do vizinho.
A nossa boa e velha latinidade tem algo de bom. Aqui não tem essa não, o bom mesmo é fofocar e especular sobre a vida alheia.
As Mirtes e Lourdes do bairro deveriam dar umas aulas no primeiro mundo sobre fofoca, quem sabe alguns crimes não seriam evitados...
5 comments:
Nunca havia pensado nesse aspecto positivo da latinidade.
Excelente reflexão, parabéns!
Abraço,
Lelec
Isso eh mais ou menos valido no mundo atual. Cada vez mais aqui no mundo anglo-saxonico os vizinhos comecarao sim a vigiar seus vizinhos, por uma questao de sobrevivencia. Os muculmanos que querem nos explodir vivem nos mesmos bairros que nos, sao nossos vizinhos. Qualquer movimentacao suspeita agora eh denunciada a policia. Lembra dos caras de New Jersey que queriam explodir um quartel do Exercito? Foram denunciados por vizinhos.
Ja era a velha politica do DON'T ASK DON'T TELL. Agora é IF YOU SEE SOMETING, SAY SOMETHING.
Outra Fernando: eu continuo achando muito esquisita a posicao da mae da menina, ja que deveria haver barulhos vindos do porao. Mas ai disseram que o andar logo acima do porao era alugado, e que um dos moradores uma vez desconfiou e perguntou ao Fritz, mas nao fez mais nada depois.
Voltando a mae da menina: nao precisa so ouvir barulhos, como ele fazia com comida? Os restos de comida sumiam assim sem mais nem menos do refrigerador? Estranho. Para mim, a mulher é muito estranha. Mas ela ja tem o castigo pela sua extrema estupidez - toda estupidez sera castigada, ;-), ao saber de toda essa tragedia. Acho que ela nunca mais na vida dormirá em paz. E sendo cruel talvez, acho que ela merece esse incomodo na consciencia.
A individualidade exacerbada leva a comportamentos deliqüentes e cenas chocantes a como temos assistido todos os anos. Como você disse, neste ponto de vista a latina forma de ser e fofocar é bem-vinda. Por outra, em alguns casos, ela é sufocada por tráfico e milícias, polícia corrupta ou outras forças que calam a boca - mesmo que por coerção - de nossas Mirtes e Lourdes.
Pitango
http://lenfantdeboheme.blogspot.com/
É, eu também sempre pensei isso, legal você ter falado...
Post a Comment