Friday, May 14, 2010

Homeschooling


Um dos aspectos que mais me fascinam na paternidade (ainda por vir), é a possibilidade de acompanhar o processo de aprendizado de uma criança, as descobertas, as curiosidades, e também a possibilidade de explicar-lhe como funciona o mundo.
A educação privada, em casa, sempre foi um privilégio, é verdade.
Hoje, proletários como você e eu dificilmente encontrariam tempo para educar filhos em casa, o que não quer dizer que seja impossível.
Eu adoraria poder ser o responsável pela educação básica do meu filho, se tivesse tempo e dinheiro para isso. A maioria dos pais usa a escola mesmo é para se livrar do guri metade do dia. A outra metade é no inglês, natação, computação e o que mais conseguirem encaixar.
O homeschooling, tendência que vem crescendo em países desenvolvidos no Brasil é considerado crime. Pais que querem educar os filhos em casa podem ser processados por negligência pelo ministério público, como aconteceu com um casal de Minas Gerais, embora seus filhos de 13 e 14 anos fossem capazes de passar até em vestibular de Direito.
Diz o MP que a escola é necessária para socialização da criança. Há controvérsias. Não há indícios de que crianças educadas em homeschooling tenham qualquer problema de socialização. E qualquer um que converse com professores da rede primária pública ou privada sabe exatamente em que estado anda o comportamento de crianças e pré-adolescentes em salas de aula.
O que o MP não admite, é que a possibilidade de doutrinação da juventude seja tirada do nosso todo poderoso Estado. Robespierre, o terrorista da Revolução Francesa, foi um dos primeiros a perceber o imenso poder de modificar e doutrinar a sociedade que a educação pública oferecia.
De livros didáticos a vestibulares e provas do Enem, sabemos exatamente que tipo de cidadão nosso governo "humanista" ã la Paulo Vanucchi quer formar.
Alguém que seja educado fora desse esquema bolivarianista, para nossos supremos guias é simplesmente impensável...

2 comments:

Bípede Falante said...

Por sorte e também trabalho, temos condições de pagar uma boa escola para o meu pequeno bípede, sendo que essa boa escola, às vezes, nem é tão boa assim.

alessandra said...

Fernando,

Certa vez o pediatra dos meus filhos me disse, que a melhor coisa para um filho pequeno é a BOA presença do pai e da mãe. Nunca me esqueci do dia em que passava com meu filho de 2 anos em frente a uma escolinha e que ele ficou grudado na grade olhando aquele monte de crianças brincando, daí pra frente todo dia ele me pedia para ir para aquele lugar, e é assim até hoje. Ele ama a escola, os amigos as confusões, adora disputar e ficar em primeiro lugar em tudo, faz alemão, inglês, e espanhol por vontade própria. Eu faço a minha parte, ensino a ele de 12 anos, e ao irmão de 9 anos, o que é TPM, os presentes que nós mulheres gostamos de ganhar, que a Barbie é legal, que os Simpsons é o melhor desenho do mundo há 21 anos e etc.Também explico muito bem que escola ultimamente não tem mais a credibilidade de antes, muito menos a qualidade, e por aí vai, eles estão muito bem, o mais velho chega a dar aula de matemática para os amigos com anuência da professora, pois ela acha que ele explica melhor que ela.
Você em breve será um pai maravilhoso, seu filho vai aprender muito com vc tenho certeza!
Abraço