Sunday, March 30, 2008

Mato Grossense


A Holanda está liberando o sexo em praça pública. Poxa, bem agora que eu fui embora. Catherine Millet em seu livro sonhava com o dia em que pudesse passar tranquilamente por duas pessoas transando no banco de uma estação de trem por exemplo. Mesmo assim, como é na Holanda a coisa deve ser cheia das regras, de tal a tal hora, atrás da moita, longe de crianças e etc. Isso se um formulário com uma requisição oficial não tiver que ser preenchido antes. O pessoal lá adora formulários.
Eu não consigo imaginar um lugar mais diametralmente oposto à Holanda do que o Mato Grosso do Sul, onde eu vim parar. Nos costumes. No clima, daquele gelo garoento a este forno onde a chuva cai de repente, como tijolos do céu. No espaço e na dimensão das distâncias. Na mistureira de raças. Se a Holanda era uma coleção de raças facilmente identificáveis (holandeses, árabes, turcos, surinamenhos, indonésios), o Mato Grosso parece ser uma sopa onde se misturou de tudo, brancos, negros, índios, libaneses, gaúchos e japoneses, e a gente nunca sabe quem é quem.
Até o tempo aqui parece diferente. Me sinto um Einstein experimentando a relatividade.
Mas como dizia o saudoso Vicente Mateus do glorioso Sport Club Corinthians, o jogador tem que ser completo como o pato que é um bicho aquático e gramático. Eu também sou aquático e gramático. Holandês e mato grossense.
Fim de semana andei pela fazenda a cavalo. Ontem comi uma costela assada, linguiça maracaju e feijão tropeiro. Doce de casca de laranja. Pinga e café com rapadura. Ouvi uma moda de viola.
E pensei que o Mato Grosso foi feito para mim. E eu para ele.
E aqui também dá para transar ao ar livre, ou vai falar que ninguém aí assistiu Pantanal?

3 comments:

clabrazil said...

É boato! Nosso orgulho nacional na Holanda, Arnild van der Velde explicou tudo. Aqui o link.
http://noticias.terra.com.br/imprime/0,,OI2685642-EI6580,00.html

bete p.silva said...

Que foto massa, é das suas paragens? linda demais.
Fernando, adoro mato, bicho, acho que eu ter nascido em São Paulo foi uma piada de mau gosto do papai do céu.

Lelec said...

Fala, mon ami! Quer dizer que foi pousar em Campo Grande? Êta nóis, sô! Perto do Pantanal, da Chapada... Tô com inveja!
Estive no Brasil há uns dias. Não há melhor lugar do mundo do que nossa terra. Até purê de gerimum com tapioca em comi. Aproveite bastante o Mato Grosso e o Brasil!
Abração!
Lelec