Thursday, March 20, 2008

Patrimônio

Na Europa, à exceção das cidades bombardeadas sem dó por dementes, vivemos sempre andando entre prédios centenários muitas vezes sem nem mesmo perceber.
No Brasil não é bem assim, é difícil achar um lugar que podemos classificar de histórico, já que grande parte das cidades brasileiras é novíssima. E por isso mesmo me corta o coração ver um casarão colonial ser demolido para dar lugar a uma Casas Bahia, ou a algum monstrengo de concreto com janelas Sassasaki. Mesmo ver um velho cinema se transformando em Igreja Universal é para mim motivo de profunda tristeza. Nossas cidades vão assim perdendo a alma, e os casarões e lojas antigas vão ficando perdidos nas novas selvas de placas e neons, onde cerâmica e madeira deram lugar a vidro metal e concreto.
Na cidadezinha de Cananéia, da qual já falei aqui, meus pais conseguiram recuperar um muro de mais de 400 anos de idade, desta que foi a primeira vila do Brasil. Agora virou um casarão com eira, beira e sobreira, digno da Casa Cláudia.
Prestaram assim mais um serviço ao patrimônio histórico e me deixaram morto de feliz já que agora tenho onde ir à praia...
Olhem a transformação (ainda falta a pintura final mas vamos lá):

Antes


Depois:


Antes:


Depois:


Antes:


Depois:


E a vista ó:

1 comment:

Anonymous said...

Pra que fui mostrar isso pro Lars??
Ja tava com essas ideias de renovar o Brasil, Sao Luis e tudo mais. Estou orgulhosa do projeto do seus pais tambem. Ficou muito legal. Que diferenca! Aos poucos vc vai parar de comparar tudo com a Europa, ainda é cedo...Muitas felicidades pra vcs aí.