Sunday, June 18, 2006

Grande Bussunda

Não sei porque mas todos os jogos da Copa que assisto são peladas dignas de várzeas interioranas, que terminam em um tedioso 0-0, ou no máximo 1-0 com aquele gol no finalzinho.
“Boring soccer” diria um americano, e não os posso culpar. Eu mesmo prefiro assistir qualquer jogo de rugby do que a um jogo de futebol como o último do Brasil.
Aparentemente os únicos times a terem jogado futebol nesta Copa foram Espanha e Argentina, e não assisti porque estava trabalhando.
Eu leio a coluna de Fernando Calazans no Globo regularmente para embasar meus pobres conhecimentos futebolísticos. Ele faz uma crítica aos técnicos que considero acertadíssima. Todo técnico hoje, e ainda mais os brasileiros como Parreira e Scolari, dizem antes de qualquer campeonato que não existem mais times bobos, que tem que respeitar o adversário, etc e tal. Dizem isso com o único objetivo de proteger a própria pele. Qualquer vitóriazinha de 1-0 já é uma grande feito porque o outro time afinal era muito bom. Palhaçada. Há times jogando na Alemanha de países cuja existência se desconhecia antes da Copa. Um time como o do Brasil teria que ganhar no mínimo de 3 a zero da Austrália, um país onde o futebol é um esporte de quinta categoria (primeiro vêm o futebol australiano, o rugby league, rugby union e o cricket). Se não o fizer será por incompetência de técnicos e jogadores. A Argentina ganhou de goleada porque tratou a Sérvia como ela é, um timeco.
Malhar o Ronaldo não ajuda em nada. Já se viu que se ele não está bem o time do Brasil não faz nada. Lembrem-se daquele gol contra a Inglaterra em 2002 com o biquinho da chuteira. Coisa de gênio como disse o Bussunda. Deixem ele jogar.
Foi uma trágica coincidência eu ter recebido o livro do Pasquim no dia em que o Bussunda morreu na Alemanha. Lembro de Bussunda ainda quando ele fazia o programa Cabeça Feita na TV Cultura. O próprio Ziraldo considerava Bussunda e a turma do Casseta herdeiros do espírito do Pasquim. É uma perda e tanto. Precisamos de mais gente que sacaneando e fazendo rir nos faça enxergar as verdades embaixo dos panos. Era alguem que adorava futebol. Vamos ver se o time do Brasil faz uma homenagem à altura e joga para valer neste domingo.

No comments: