Monday, December 08, 2008

Perpétuo Socorro


Fui em uma novena aqui na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Grande. A novena é sucesso de público e crítica na cidade, e a igreja estava lotada de fiéis com algum pedido a fazer aos céus.
Eu não consigo imaginar mesmo uma santa com o nome mais adequado. A julgar pelas manchetes da semana (ou do ano), a humanidade está sempre em necessidade perpétua de socorro.
Minha sogra por exemplo invoca a pobre Santa nos jogos da Copa a cada vez que um brasileiro encosta na bola ou o Galvão eleva o tom de voz.
Na novena, o padre pedia que os devotos colocassem os problemas em suas mãos para serem benzidos. Havia gente com fotos de família, alguns endividados mostravam a carteira. Eu que estou penando para fazer bebê achei que pegaria mal abrir o zíper e colocar o problema nas mãos para ser benzido. Provavelmente eu seria excomungado ou exorcizado ali mesmo.
Mas vendo aquelas pessoas todas lotando a igreja só para pedir alguma coisa, pensei no quanto meus problemas são pequenos perto dos outros.
Há gente que perdeu casa e família em Santa Catarina, há gente com doenças graves, e na minha família mesmo há gente precisando de mais socorro do que eu.
Aí eu pensei na santa, que já tem que aguentar minha sogra na Copa e ainda aquela fieira toda de pedidos e fiquei com a maior vergonha de estar ali entrando na fila também.
Se eu fosse a Santa já teria pendurado a auréola e estaria há muito tempo em férias na Bahia.
Quem estava ali sabia que talvez seus pedidos serão atendidos, talvez não. Mas pensando bem, talvez o que traga conforto e esperança a quem tem fé seja o fato simplesmente de estarmos todos ali juntos, pensando positivo, no nosso bem e no dos outros. Talvez daí venham os milagres da Maria do Perpétuo Socorro.
Então acendi uma vela e incluí, com a benção da Santa, o meu pedido naquele bolão de boa vontade. E agradeci por tudo o que tenho.

3 comments:

Lelec said...

Espero que os doentes de hemorróida tenham seguido seu exemplo e tenham se contido na hora de pedir a graça...

Abraço,

Lelec

Sandra Leite said...

Fernando e Lelec, vocês são peças! beijos para os dois

bete p.silva said...

Sim, Fernando, o milagre maior disso tudo é tanta gente junta unindo suas forças para acreditar no milagre. Gente que a despeito de tanta luta ainda acredita no milagre é que é o milagre, é aí mesmo que Deus está - no meio de gente. Perpetuamente.