Monday, December 08, 2008

The Story of Stuff


Outro dia falei sobre consumo, e da minha ojeriza a essa vida moderna onde nos tornamos marionetes do marketing, gente que passa o dia todo tentando criar necessidades que até então não sabíamos que á gente tinha.
The Story of Stuff é um vídeo feito para internet produzido por Annie Leonard uma ongueira especialista em sustentabilidade. O vídeo, que me foi indicado por um amigo, apresenta um resumo bastante didático de como funciona nossa economia hoje.
Extração, processamento, distribuição, consumo, lixo. É essa basicamente a história das coisas. Só que no ritmo em que estamos em algum ponto o sistema vai quebrar.
Porquê? Bem, o consumo é o motor de toda a cadeia. Só que para acelerar o crescimento econômico, as pessoas precisam consumir mais. E como fazer isso?
É fácil, fabricando tranqueiras que vão estar obsoletas ou fora de moda em seis meses, aí você faz uma propaganda convencendo as pessoas de que elas precisam de uma tranqueira nova rapidinho.
O filme traz dados interessantes especialmente sobre os Estados Unidos:
- das 100 maiores economias do mundo hoje, 51 são corporações;
- Em 1950 os americanos consumiam em média metade do que consomem hoje;
- Cada americano é alvo de 3.000 propagandas por dia;
- 99% dos bens de consumo nos Estados Unidos são jogados no lixo no espaço de seis meses;
- Os Estados Unidos consomem 30% dos recursos naturais do planeta, com 5% de sua população;
A visão de Annie pode ser radical, mas qualquer um com um mínimo de massa cinzenta percebe que essa história vai acabar mal.
Eu sou um capitalista, um defensor da livre iniciativa. Mas o meu ideal de capitalismo é aquele onde cada homem pode ser dono do seu negócio, ser um padeiro, um fazendeiro, um sapateiro, um quitandeiro, um alfaiate. No meu capitalismo não existe telemarketing, outdoor, fashion week, big corporations fechando fábricas aqui e abrindo na China onde se paga uma merreca pelo dia de trabalho de alguém. E a big corporation não se junta com a very big corporation para criar uma extremely big corporation que em vez de criar oportunidades e opções, na verdade cria um monopólio que nos deixa sem escolha nenhuma.
Sim, eu sei, estou um século atrasado. Mas fazer o quê, sou um nostálgico conservador. Mas ainda sei me livrar das armadilhas do marketing.
O vídeo está aqui:
e dublado em português aqui:

1 comment:

Anonymous said...

Oi Fer! Quanto tempo! Vai aí uma sugestão de leitura(se é que você já não leu) que fala do lado doente do consumo, atingindo mentes no mundo todo:
"Affluenza" de Oliver James.
Vamos para o Brasil no próximo sábado e queríamos muito ver vocês. Deu pane no nosso computador e perdemos (claro!) todos os e-mails. Por que será que a gente não é mais cuidadoso com o uso do computador sabendo que ele mais cedo ou mais tarde vai pifar? Dá um alô no nosso e-mail (os de sempre).
Bjs.
Bea de Joure