Wednesday, September 02, 2009

Maunder Minimum


Há um estudo interessante recentemente divulgado pelo jornal Eos, da American Geophysical Union dizendo que o nosso bom e velho Sol pode entrar em um novo Maunder Minimum.
Maunder Minimum é como foi chamado um período de inatividade solar entre 1645 e 1715, e por inatividade solar entenda-se a ausência de manchas solares causadas por intensas atividades magnéticas no astro rei.
Observações astronômicas verificaram um decréscimo dessa atividade nos últimos anos, com longos períodos sem manchas.
O interessante é que os anos de Maunder Minimum foram coincidentemente também anos de intenso frio na Terra, quando nova-iorquinos podiam caminhar de Manhattan a Staten Islend através de um Hudson congelado, e os ingleses patinavam no Tâmisa.
Esse período de tempo ficou conhecido por aqui como Little Ice Age. Um outro artigo na Science, da Universidade do Oregon mostra que o que acabou com essa pequena Era do Gelo foi um aumento na atividade solar.
É claro que em tempos de religiosa pregação do profeta Al Gore, artigos como esse são considerados suspeitos logo de cara, embora todos os climatologistas concordem que o Sol realmente influencia o clima na Terra, embora não entendam completamente esse mecanismo.
Os próprios autores receiam enfrentar as teorias do aquecimento global e dizem que só estão contribuindo para entender melhor como o clima funciona. São realmente bastante humildes comparados àqueles que divulgam estudos ligando a atividade humana ao aquecimento global, que gostam de gritar aos quatro ventos suas descobertas e conseguir assim um financiamento mais fácil com a turma politicamente correta.
Jonah Goldberg, na National Review comenta: "Vivemos em um momento onde nos é dito, doutrinado e martelado que se usamos o papel higiênico errado ou comemos o cereal matinal errado estamos fritando o planeta. Mas o Sol? Ah, é só um detalhe. Não ouse esquecer suas sacolas de supermercado reaproveitáveis, mas não preste atenção naquela bola de gás gigante queimando no céu. É só a única coisa que previne o planeta de ser uma bola de gelo sem vida no escuro. Nem ligue se a atividade solar dobrou durante o século XX, quando aconteceu o aquecimento global."
Coincidência ou não, as temperaturas no planeta não subiram desde 1997, e não houveram aumentos estatisticamente relevantes de temperatura desde 1995.
Vista o casaco, Maunder Minimum à frente.

1 comment:

Anonymous said...

Podemos, então, manter o modelo atual. Depois, é só botar culpa no sol. Pronto.