Friday, September 07, 2007

Independência ou morte


Há 16 anos atrás, Fernando Collor de Melo pediu aos brasileiros que saíssem às ruas de verde e amarelo. Saímos todos de verde amarelo e preto, em luto contra um governo corrupto e imoral. Eram tempos de grandes esperanças, do fim da ditadura, da queda do Muro de Berlim, da abertura da economia. Nosso Parlamento ainda tinha líderes como Ulysses Guimarães, e eu tinha apenas 16.
No início da faculdade, as contas da nossa república de estudantes onde eu vivia tinha as contas todas dolarizadas por causa da inflação de 100% ao mês. E uma linha telefônica alugada que era caríssima. Vieram Itamar, o Plano Real e FHC. O fim da inflação significou para muitos uma porta de saída da pobreza, e as privatizações finalmente diminuíram o tamanho do Estado e contribuíram para a modernização do país. E hoje quem é que não tem um celular ? Vale a pena lembrar que foram as reformas feitas nos anos FHC às quais o PT sistematicamente se opôs que contribuíram para a estabilidade econômica de que hoje o governo usufrui.
Depois de tanto tempo parece que ainda não aprendemos nada.
A cúpula do partido do governo está no banco dos réus por formação de quadrilha, entre outros crimes.
O esquerdismo bocó quer rever a Lei da Anistia e ampliar a bolsa ditadura da qual até o presidente se beneficia. Até gente que era feto durante a ditadura já ganhou direito a indenização do governo.
O governo tem hoje 1 milhão de funcionários públicos contratados, e o serviço ó…
O PT quer que a Vale do Rio Doce seja re-estatizada. O Governo quer controlar as telecomunicações de novo, e outros “setores estratégicos”.
Vão criar uma TV pública e querem que a censura volte.
Asfixiam a economia com uma carga tributária escandinava para devolver um serviço africano ao povo.
E com a economia asfixiada não há crescimento, não há empregos, e o povo tem que depender do assistencialismo do governo, preocupado em ganhar votos.
É impressão minha ou estamos caminhando para trás ?
O PT está criando uma geração de Estado-dependentes. Essa estratégia se enquadra perfeitamente na ideologia esquerdista pensa que o Estado Socialista é que deve guiar o povo rumo ao futuro, já que este seria incapaz de fazê-lo sozinho. O PT acha que tem a chave do ideal coletivo do povo brasileiro. A verdade é que ele tem a chave do totalitarismo.
Um artigo do economista Paulo Guedes que li há algum tempo atrás citava Jean-François Revel, em “A democracia contra si mesma: o futuro da onda democrática” (1993): “É um erro criticar as democracias modernas pela falta de um ideal coletivo. Ao contrário, isso as enobrece. Um indivíduo necessita de um ideal coletivo quando é incapaz de escolher o seu próprio ideal. Todo o processo de evolução do Ocidente tem sido o de fazer um indivíduo livre para ser o autor de seu próprio destino. A democracia permite o nascimento de homens livres, mas apenas homens livres permitem à democracia durar.”
É o que penso. O 7 de setembro hoje é dia de Independência ou morte. Verde amarelo e preto.

1 comment:

deboraHLee said...

É, Fernando. Caminhamos para trás, rápida e perigosamente. E até a estabilidade econômica, evidentemente, está começando a balançar. A inflação de agosto foi o DOBRO da de julho. E houve, nesta semana, a aprovação inicial de um projeto que cria MUITOS novos cargos comissionados para dois ministérios criados para acomodar os pmdbistas recém-chegados... Sinceramente, não sei onde vamos parar. Tudo indica que para uma divisão grave: de um lado, intelectualóides/ditadores da suposta esquerda e pobres (leia-se 'os milhões de brasileiros, 25% da população!!!, que recebem o bolsa miséria)e, do outro, todo o 'resto', que congrega o que os petistas chamam de 'ricos'. Quem diria que eu, pobre mortal assalariada, seria considerada rica um dia. Só tá faltando confiscarem nossos óculos para que não mais leiamos. Quanto retrocesso!