Monday, September 03, 2007

Sub prime


Jacques Attali escreve em sua coluna na l’Express sobre a crise financeira que abalou os mercados há duas semanas. Diz ele que em meio a esse barulho todo, nenhum dos nobres senhores das finanças e da política lembrou-se que as o valor das ações caiu ao mesmo patamar de dois meses atrás, o que não configura exatamente um crash catastrófico. E nenhum deles lembrou-se que os verdadeiros perdedores foram os que emprestam a sub-rime, ou seja as famílias americanas mais pobres, que perderam a casa enquanto banqueiros gannhavam bilhões com suas taxas de juros usurárias nesse mesmo período.
Obviamente é preciso saber quem deve a quem no mercado, uma das condições primordias de sua estabilidade. Mas Attali lembra que é preciso saber informar também quem ganha e quem perde com as crises, ou seja, comparar os lucros dos banqueiros com as perdas dos devedores. E que seria mesmo preciso criar mecanismos para que o excesso de um sirva para amenizar a tragédia do outro.
Acredito no capitalismo, mas acredito muito mais no bom senso, e isso Jacques Attali tem de sobra. Ele conclui que a grande lição dessa crise é revelar que as finanças mundias dependem cada vez mais da capacidade dos mais pobres quitarem suas dívidas, e que sua prosperidade interessa mesmo ao mais egoísta dos especuladores.

1 comment:

deboraHLee said...

Oi, Fernando (ufa! desta vez, escrevi certo),

Sinceramente, não acredito em capitalismo com bom-senso. Bom-senso seria achar absurdo as pessoas não terem emprego e não poderem consumir, por exemplo. Acho que o mundo (e nós mesmos) estamos muito longe disso. O dia em que a fórmula mediana for encontrada, teremos o paraíso na terra. Mas, até lá, temo!, não teremos mais planeta. A ganância humana já terá tudo destruído. Triste fim de Policarpo Quaresma. rs*

beijo!