Friday, September 21, 2007

A man’s mind


Uma amiga me enviou este ótimo artigo da Pyschology Today sobre a natureza humana.
É interessante notar que apesar de todos os avanços da civilização, muito do nosso comportamento ainda é guiado pelo nossos atávicos instintos animais, principalmente aqueeele que só faz a gente pensar naquiiilo…
Os Phd’s Alan S. Miller e Satoshi Kanazawa que assinam o artigo fazem uma lista de verdades politicamente incorretas sobre nossa natureza. Segundo eles, homens preferem as loiras porque cabelos brilhantes querem dizer mais saúde. Pelo mesmo motivo preferem as mais jovens, e as que tem cintura pequena e quadril largo, que são características de boas reprodutoras. Enquanto isso as mulheres preferem homens com status e poder, capaz de sustentá-las e protegê-las. Isso explica porque nas sociedades mais atrasadas um homem rico pode ter várias mulheres. As mulheres se conformam porque é melhor ter uma fração de um homem rico do que um pobre inteiro. E os homens se entregariam a guerras e competições de todo tipo só para ter a atenção das fêmas. Um muçulmano pobre e solteiro que não tem sexo nenhum estaria também muito mais tentado a se explodir só pela possibilidade de conseguir 72 virgens no paraíso.
O artigo extraído do futuro livro dos dois realmente é engraçado e interessante. Foi feito para provocar (existem várias outras razões para um atentado suicida), mas apesar disso existe um óbvio fundo de verdade em tudo o que eles contam, Freud já explicava.
Como adolescente eu era mirrado, de óculos, sem dinheiro nem carro, quieto e sem um físico de matador ou qualquer habilidade esportiva. Ou seja, um fracasso total e absoluto com mulheres. Só me sobrava um cérebro que funciona razoavelmente bem, mas o esforço de convencer uma mulher a sair com você só porque você é inteligente e simpático é demasiado longo e trabalhoso para qualquer adolescente com hormônios à flor da pele, e em consequência uma eterna fonte de frustração. Tive que entrar na universidade, no time de rugby, operar a miopia e juntar dinheiro para melhorar a minha situação. A beleza da monogamia está no fato de que até eu pude achar minha cara-metade...

Ah, as mulheres não sabem o poder que tem nas mãos. Em torno delas gira todo o universo masculino, tudo o que criamos e destruímos. Como disse o Coronel Frank Slade em Scent of a Woman, “between their legs there is a passport to heaven”.
Para ficar no campo antropológico, macacos bonobos, que são geneticamente 98% iguais ao homem copulam umas 80 vezes por dia, sem discriminar idade ou aparência. O resultado é que a sociedade deles é muito mais pacífica do que a dos primos chimpanzés, competitivos e agressivos como humanos. Ok, não somos macacos nem quero que isso vire um zoológico, mas no meu ponto de vista o mundo seria bem melhor com um aproach diferente entre os sexos.
Todo mundo se lembra da cena do filme A Beautiful Mind, onde John Nash diante de uma loira boazuda e suas amigas no bar tem o estalo da teoria matemática que lhe daria o prêmio Nobel. Nash pensou que se todos os homens fosse direto na loira apenas um deles seria beneficiado, já que as outras não iam querer ser a segunda escolhas. Mas se todos fossem cada um em uma das amigas da loira todos se dariam bem.
Ou seja, como dizia um amigo, exímio rebocador de barangas, toda mulher tem lá a sua graça. Caiu na rede é peixe e entrou na área é gol. E mulheres, que já sabem viver e se sustentarem sozinhas deveriam aprender como Carrie Bradshaw a fazer sexo como homens, sem frescuras.
Dêem chances aos pobres machos feios e sem um Porsche, que sonham em reencarnar como bonobos. O mundo será muito mais pacífico assim, faça amor não faça guerra.

2 comments:

deboraHLee said...

Hahaha! EXCELENTE texto, Fernando.

Concordo totalmente contigo (sobretudo na prática do sexo na espécie como apaziguador da violência contida), mas sou obrigada a te dizer que só os que, felizmente, foram mirrados (ou gordinhos, ou míopes...) na adolescência, e se viram obrigados a desenvolver capacidades mentais superiores à maioria dos machos matadores, é que suportam uma mulher que 'faça sexo como um homem, sem frescuras'.

Espero que o tal estudo demonstre, também, que as fêmeas evoluíram, em muitos pontos, mais que boa parte dos machos e que isso é, hoje, fonte de grande frustração feminina.

beijo.

Leila Silva said...

Muito bom mesmo...ponto de vista assaz interessante.
Abraços