Thursday, September 17, 2009

Analfabetização, by USP


Dia 08/09 foi o Dia Mundial da Alfabetização. Não é de se estranhar que a data tenha passado sem grandes comemorações por aqui, já que a maioria dos brasileiros não consegue interpretar um enunciado simples.
Até eu esqueceria a data se um post do Flanela Paulistana não tivesse chamado minha atenção para a seguinte notícia:

Pesquisadores da USP de São Carlos estão criando ferramentas capazes de reduzir a complexidade linguística dos textos, substituindo palavras raras (menos frequentes) por palavras mais usuais e dividindo e reorganizando orações longas e complexas.
O objetivo dos programas PorSimples e Facilita é simplificar a leitura de textos em português disponíveis na internet e, com isso, facilitar a compreensão das informações para crianças e adultos em processo de alfabetização ou pessoas com algum tipo de deficiência de leitura.
Já o editor Simplifica é voltado para produtores de conteúdo (escritores, professores, webmasters, jornalistas, por exemplo) que desejam criar textos simplificados adequados ao mesmo público.


É a típica solução botocuda para o analfabetismo do país, estilo matar a vaca para curar o carrapato...
Comentário impagável da Letícia do Flanela:

Bem, o mundo acabou mesmo. Se o próprio release tem a necessidade de explicar que palavras raras é o mesmo que palavras menos frequentes, e assume que, para um texto ser entendido deve ser escrito em tatibitate tardio, é pra esquecer tudo mesmo e se dedicar com afinco a um curso de decupagem com motivos matinais em caixinhas de mdf.

Pois é, a USP, ao invés de criar um programa que permitisse que as pessoas menos letradas pudessem aprender melhor a ler, escrever, interpretar um texto ou aumentar o vocabulário, faz um programa destinado a emburrecer nosso português. O Lula pode até gostar do novo sófitiuér, mas é uma vergonha que esta idéia tenha saído da maior Universidade do País.
Prêmio IgNobel aos pesquisadores de São Carlos...

Em tempo, o Flanela Paulistana para mim é o melhor blog de São Paulo, e a Letícia é dona de um estilo de texto primoroso e cheio de graça.

1 comment:

Leticia said...

Fernando, obrigada pela menção e pelo big-elogio, que eu, definitivamente, não mereço...

Você é muito gentil e me alegro muito em tê-lo como leitor, isso sim!

Quando ao botocudizeitor de textos, pelo menos nos restará, um dia, a possibilidade de falar em código...