Wednesday, September 16, 2009

Às claras?


Algumas das declarações de José Sarney em discurso no dia Internacional da Democracia:
"A mídia passou a ser uma inimiga das instituições representativas."
"Os Poderes Executivo e Judiciário tomam decisões solitárias, o Legislativo o faz às claras." "Somos sujeitos a essa crítica diária, porque nós tomamos as decisões todas aqui, à luz do dia. Quer dizer, ela começa e termina com o povo assistindo, a Nação assistindo, e isso serve de uma crítica permanente. Não é por acaso que, em frente a esta Casa, se realizam os protestos, as demandas, os apelos e as pressões."

Parece piada do bigode. Sarney foi alvo de ações no Conselho de Ética que o responsabilizavam pela edição de centenas de atos secretos, editados no Senado para contratar parentes de senadores, aumentar rendimento de servidores e criar cargos sem conhecimento público.
Ou seja, a crítica permanente, os protestos, as demandas, os apelos e as pressões só aconteceram porque a imprensa cumpriu o seu papel, essa sim jogando tudo às claras.
E ainda assim as ações do Conselho de Ética foram arquivadas, com a ajudinha do presidente, diga-se de passagem.
Imaginem sem imprensa. Os Kirchner e Hugo Chávez adoram.

1 comment:

Everardo said...

A sinceridade do Sarney se compara à do Zé Roberto Arruda, quando espionava as votações secretas com o objetivo de torná-las claras, claríssimas. Mentiu, mas foi sincero em admitir que mentiu, mesmo depois de ser pego com a mão na botija.