Tuesday, September 22, 2009

O retorno da múmia


Eu ouvi de médicos conhecidos, que existe uma pressão de cima nas redes públicas de saúde para que laudos de morte por gripe suína sejam disfarçados com outras causae mortis tipo tuberculose, pneumonia ou outras.
Sabe como é, para não inflacionar muito as nossas já terríveis estatísticas e não pegar muito mal para nosso ministro Temporão, que transformou o Brasil em campeão mundial e absoluto de mortes dessa doença.
Aproveitando o pânico geral, Temporão e o governo querem recriar a extinta e malfadada CPMF, agora rebatizada de CSS ou Comissão Social da Saúde, com a desculpa de combater a gripe suína.
Este bando de canalhas esquece de mencionar que mesmo depois de extinta a CPMF em 2007, a arrecadação total de impostos no ano seguinte aumentou em 14,43%, e nem assim o dinheiro extra foi usado para melhorar o SUS.
O governo é claro usou a arrecadação extra para inchar a máquina e arrumar emprego para seus cupinchas. Além de criar um fundo soberano que pretende gastar perto de R$ 30 bilhões em subsídios para empresas no exterior.
E como bem apontou a oposição, além de imoral e desnecessária, esta proposta de nova CPMF é inconstitucional, uma vez que o governo manobra para criá-la por lei complementar, o que não tem sustentação jurídica.
Aqui no MS, FIEMS, FAMASUL e FECOMERCIO já estão metendo a boca no trombone. Meta você também. Chega de imposto!

1 comment:

Lelec said...

Oi Fernando,

Estive em Sampa na semana passada e conversei com uma colega que trabalha em dois grandes hospitais da cidade.

Ela também me disse isso que você anuncia aqui no blog: que há uma maquiagem dos óbitos por gripe suína no Brasil. Nos hospitais em que ela trabalha, muitos óbitos deliberadamente não foram computados à gripe, com o intuito de melhorar um pouco as estatísticas.

Há muito mais gente morrendo por causa da gripe H1N1 do que a gente pensa.

Dói-me saber que há colegas médicos sendo coniventes com essa mentira.

Às vezes dá vergonha de ser médico.

Abraço

Lelec