Tuesday, November 10, 2009

Lições do Muro


Olhando-se o mundo hoje, com uma Coréia do Norte e um Paquistão nucleares, um Iran prestes a se tornar nuclear, um boçal como Hugo Chávez na Venezuela, uma Rússia agressiva e a ameaça do islamofascismo, os inimigos da liberdade e do Ocidente são mais numerosos do que nunca.
Em seu excelente artigo Tyranny set in Stone, na New Criterion, Roger Kimball fala das duas mais importantes lições que podem ser tiradas da queda do muro de Berlim.
"A primeira é de que a tirania, se confrontada com franqueza, pode ser derrotada.
A segunda é que a vitória da liberdade nunca é final, ela deve ser sempre renovada não só pela nossa vontade de reconhecer e lutar contra o mal mas por uma proclamação decidida de nossos princípios fundadores.
É esse último que parece ser o mais difícil para os intelectuais do Ocidente. Para citar Kolakowski mais uma vez, há só uma Grande Causa que permaneceu mais ou menos intacta pelas últimas décadas ne mentalidade esquerdista: a repugnância aos países democráticos. Fidelidades mudaram, mas se há uma coisa persistente na política esquerdista é isso: se há um conflito entre um governo tirânico e uma democracia, os tiranos estarão certos e a democracia errada.
Alguém poderia pensar que o admonitório conto do Muro de Berlim proporcionaria incontestável desilusão. Infelizmente, é uma lição que ainda temos de absorver.

No comments: