Wednesday, November 04, 2009

O caso Uniban


O Discovery Channel tem uma série chamada Fora de Controle, sobre fenômenos e manifestações naturais ou não que começam com pequenos incidentes e escalam para uma magnitude destruidora.
Muitas das reportagens da série tratam de multidões que de repente se tornam ensandecidas, com pessoas cometendo atos que em seu perfeito juízo considerariam bárbaros.
Me lembro certa vez ao sair da escola de ver um suicida escalando uma torre de televisão com o propósito de se atirar lá de cima. Juntou-se uma turba de curiosos embaixo e logo um gaiato começou um coro de "pula, pula!". Fugi dali.
Me lembrei disso ao ver as cenas de horror da semana passada na Uniban de São Bernardo, cujos alunos promoveram o linchamento moral (e faltou pouco para o físico) de uma aluna de saia curta.
Deve haver algum estudo antropológico que diga porque os indivíduos em multidão podem tão facilmente delegar a própria consciência aos desejos da malta enlouquecida. O genocídio de Rwanda é o exemplo mais abjeto disso, junto com as juventudes fascistas, hitleristas e maoístas que gostavam de difundir a própria moral no marra.
Reinaldo Azevedo fez uma boa comparação dos estudantes da Uniban apinhados nas galerias da faculdade com uma cena de Os Pássaros de Hitchcock.
A coisa fica ainda mais grave por ter acontecido no meio de uma instituição que se chama de Universidade mas que na realidade está a anos luz de ser uma. Que espécie de gente vai sair dali? É o futuro do país?

no YouTube

3 comments:

Jurema Cappelletti said...

O caso da menina agredida moralmente me lembrou "A Onda", um filme de curta metragem.

O professor resolve mostrar aos alunos como a manipulação E o comportamento da maioria pode alterar o das outras pessoas.

Hoje na Praça Saens Pena estava um rapaz tocando um instrumento musical (é parecido com acordeon,porém pequeno - não sei o nome). Talvez por influência do caso que você comentou, pedi ao Tony para dar dar uma parada perto do rapaz por alguns minutos. Foram uns dez minutos mais ou menos.

Não deu outra: logo em seguida, as pessoas começaram a parar. E o rapaz, que estava sendo ignorado, foi aplaudido. Aproveitamos e compramos um CD dele - MuTango - por dez reais.

É mais um motivo para acreditar no poder que temos para convencer as pessoas em termos de política. Principalmente as pessoas que ignoram o que acontece.

Lelec said...

A pergunta que não quer calar é: será que não rola uma Playboy (ou Sexy) com a moça?

Seria muito engraçado, só para poder ver o que o tio Rei escreveria…

Abraço.

Alessandra said...

Coitada da moça. Tive uma dó! Se estivesse lá eu perguntaria: Quem nunca usou uma mini saia que atire a primeira pedra! Será que daria certo