Saturday, January 20, 2007

Baghdad Burning


Em 2003, depois da invasão americana no Iraque, uma jovem iraquiana de 24 anos, hoje com 27, começou um blog sob o codinome Riverbend onde anotava suas opiniões e experiências diárias em uma país ocupado e devastado pela guerra.
Os textos do blog se tranformaram em livro, revisado esta semana pela New York Review of Books, e sua leitura dá um impressionante e precioso insight do conflito.
Para quem assiste de fora do Iraque, as notícias trazem um distante resumo estatístico do número de carros bomba, ataques e mortos da semana. Contadas por Riverbed, assumem a dimensão de uma tragédia real e próxima.
Não imaginamos quando assistimos às imagens da CNN que ali, naquele lugar, pessoas estão tentando levar suas vidas, pais estão tentando alimentar suas famílias, crianças estão tentando ir à escola. Agora imagine ter que fazer isso tudo sem saber se haverá água ou eletricidade naquele dia, imagine dormir ouvindo bombardeios ou esperando que uma patrulha invada e reviste sua casa. Imagine ter que pedir dispensa do trabalho para identificar cadáveres carbonizados que podem ser de seus parentes desaparecidos há semanas. Imagine ver a cada dia mais e mais mulheres com as cabeças cobertas por véus com medo da repressão islamita, vizinhos e amigos se mudando, imagine ver seu mundo desabando aos seus pés entre milícias xiitas e sunitas e tropas americanas.
Riverbend traz a guerra bem perto de nós. Talvez porque ela escreva impecavelmente, mesmo em inglês, talvez por percebermos o quanto ela é consciente da política e dos problemas de seu país, por sua amargura, sua raiva e impotência. Lendo seu relato podemos perfeitamente sentir o que ela sente. O iraquiano deixa de ser uma estatística nas notícias para virar alguém de carne e osso, que quer paz, que quer levar sua vida com a família sem mais preocupações.
Nesta guerra estúpida morrem mais iraquianos por mês do que americanos por ano. Embora Saddam fosse um déspota cruel, nem a Al Qaeda e nem armas de destruição massiva existiam no Iraque antes da invasão. Hoje o terrorismo reina no Iraque, Saddam virou um mártir entre os sunitas e o Irã viu suas pretensões nucleares crescerem assim seus aliados xiitas no país. Esse é o legado da guerra de George W. Bush. E para quê? O Independent inglês revela que será submetido ao Parlamento Iraquiano um projeto de lei para abrir a exploração das reservas de petróleo do país às companhias ocidentais pelos próximos 30 anos.
Mas eu já disse antes, se invadir o Iraque foi errado, retirar-se agora será um desastre. Por isso Bush acertou ao enviar mais tropas para lá. Mas eu acataria a sugestão de Michael Moore. Bush deveria enviar mais tropas, enviar os que votaram por ele, e ele mesmo deveria liderar as tropas: “Mr. Bush, do not give up! Now is not the time to pull your punch! Don't be a weenie by sending in a few over-tired troops. Get your people behind you and YOU lead them in like a true commander in chief! Leave no conservative behind! Full speed ahead! We promise to write. Go get 'em W!”

4 comments:

Miguel Cavalcanti said...

oi Alma, legal seu texto, vc poderia falar mais sobre esse tal "New York Review of Books".

Nao conheco, mas me parece bem legal.

Vendo que gostou da Piaui, sugiro dois sites:

http://ecarvalho.typepad.com

http://www.digestivocultural.com.br

Vc conhece?

Gde abraco, Ribamar

Alma said...

Riba,

Eu smpre leio a New York Review of Books nesse site aqui:

http://www.nybooks.com/

A cada quinze dias eles publicam uma nova edição com intelectuais discutindo livros, filmes, teatro. É uma das melhores revistas em língua inglesa que conheço. Sugiro também a New Yorker (a revista Piauí de lá...), é muito interessante:

http://www.newyorker.com/

Obrigado pelos sites que você me mandou, com certeza vou visitá-los sempre.
Abraço
Alma

Anonymous said...

Qual o título do livro? Riverbed?

Ao ler esse comentário, reforço minha posição em relação a "Nasce um ditator"- dois 'posts' atrás.

Paula

Alma said...

Paula,
O título do livró é Baghdad Burning mesmo, e Riverbend está como autora