Saturday, January 27, 2007

L’Abbé Pierre


Durante muitos anos a personalidade mais querida dos franceses, Abbé Pierre morreu aos 94 anos na última segunda feira. “La France est frappé au coeur’’ nas palavras de Jacques Chirac.
Henri Grouès nasceu em 1912 em uma família burguesa de Lyon, na França. Ele decidirá em sua adolescência renunciar a sua parte na herança da família e entrar para a ordem dos Franciscanos da Igreja. Ordenado padre em 1938, ele entra para a Resistência Francesa com o codinome de Abbé (Abade) Pierre e começa ajudar refugiado judeus a fugirem para a Suíça. Em 1949 ele encontra um desesperado pronto a se suicidar e lhe diz: “Se você não tem nada a perder venha me ajudar a ajudar os outros”. Juntos eles fundam Emmaus. No inverno de 1954, faz –15° em Paris onde 2.000 pessoas dormem nas ruas. Um bebê e uma mulher são mortos congelados. A mulher ainda tem na mão o aviso de despejo do alojamento onde morava. A vida do Abbé Pierre se transforma em uma luta pelo direito à moradia. Um famoso apelo de socorro na rádio francesa desperta a consciência do país e cria uma onda de solidariedade.
Abbé Pierre foi durante sua vida sempre uma espécie de grilo falante da sociedade francesa. Longe de ser uma personalidade beata como Madre Teresa, ele vocifera impropérios e acusa políticos e a indiferença da sociedade. Sem nunca falar de religião, sua mensagem é ecumênica, dar esperança e dignidade a quem já não tem nenhuma.
Meio século antes da moda das ONG’s, Emmaus é a primeira organização a inventar a inclusão social. Reciclando lixo, vendendo objetos usados, segundo o próprio fundador ele não irá admitir que alguém sobreviva sem ser pelo próprio trabalho.
Jean Daniel em seu editorial na Nouvel Observateur afirma que Abbé Pierre nunca disse aos miseráveis que eles eram santos. Ele pediu que os miseráveis o ajudassem a fazer outros como eles saírem da miséria. Ele não encarnava a caridade. Ele só quis introduzir fraternidade na justiça. Seu lema: Homme debout. Homem de pé.

No comments: