Saturday, January 20, 2007

Nasce um ditador


17 anos depois da queda do Muro de Berlim assistimos na televisão Hugo Chávez declarar a República Socialista da Venezuela. O novo idiota latino americano se deu de presente um terceiro mandato. Agora fez com que seu congresso de marionetes aprovasse uma lei que lhe dá o direito de governar por decreto por 18 meses. E que provavelmente serão indefinidamente prolongados. Enquanto Fidel está com um pé na cova e outro na casca de banana, vemos o nascimento de mais um ditador neste continente de cretinos sonhadores. E o pior, um ditador que é bem visto por todos os outros idiotas latino americanos por que “é do povo”. Lula (proto-idiota) disse uma vez que a Venezuela tem até excesso de democracia. É uma imbecilidade. Nem por piada há democracia naquele país.
Enquanto cretinos brasileiros, europeus e até americanos de sandália de dedo, bolsa a tiracolo e cartão de crédito dos pais viajam a Caracas para prestigiar o nascimento do socialismo bolivariano do século XXI, Chávez sufoca a imprensa e a oposição e gasta seus petrodólares em helicópteros e mísseis russos e esmola para os favelados.
O o pior é que ele encontra seguidores no resto da América Latina, inclusive no Brasil. Imagino que o PT deva nutrir uma admiração enorme pelo companheiro Chávez.
Até quando estaremos empurrando os ponteiros da história para trás? Até quando para percebermos que não há evolução de um povo sem democracia e sem respeito às liberdades individuais?

2 comments:

Anonymous said...

Continuamente me encontro em situaçãoes em que idealistas europeus acham Chavez o salvador não só da pátria, mas do continente. Cansei. Agora sugiro que passem um período vivendo do outro lado do oceano.

Eles têm uma idéia desses governos como temos de muitos outros: são opiniões formadas a partir de artidos de jornais. Concluo que as principais publicações se alimentam de fontes similares e portanto, apresentam pontos de vista muito parecidos. A opiião pública estrangeira nos vê sob a perspectiva desses diários. Assim como vemos o restante do mundo da mesma forma.

A cada dia aprendo que só quem vive num país tem a capacidade de analisar seus problemas. O restante das pessoas, que cale a boca e se preocupe com os próprios problemas.
Paula

Alma said...

Paula,
Você tem razão, só um latino americano para entender a ameaça que Chávez representa.
Acho que essa cegueira da imprensa vem do fato de que aqui na Europa quase todo anti-americanismo parece ser bem vindo, mesmo que seja da parte de Chavez ou de um Ghadafi. Segundo eles pensam por aqui que só um governo de esquerda pode diminuir as desigualdades sociais da AL, o que é uma farsa. No livro de Martin Meredith, The State of Africa conta das tentativas de socialismo populista feitas por lá, todas desastrosas. Dá pra aprender muito com o que aconteceu ali.
Abraço
Fernando