Sunday, April 13, 2008

Boicote neles


O mundo não está olhando para o Tibet porque o Richard Gere quer ou porque o Dalai Lama é um cara gente fina.
O Tibet virou o centro das atenções porque é esse pedaço pedregoso do mundo que separa Índia e China, os dois países mais populosos do planeta, duas potências nucleares que se odeiam por diferentes razões históricas. Tanto que o Dalai Lama vive na Índia.
Índia e China irão definir o século XXI. Segundo Bill emott, jornalista do Times, economistas da Goldman Sachs dizem que a economia chinesa passará a americana nos anos 2020's. A indiana, no ritmo atual também passará a americana nos 2050's. A Tata Motors indiana acaba de comprar a Jaguar e a Land Rover da Ford. Prevendo o futuro, os americanos já tomaram a Índia como aliada, e não foi à toa que George W. anunciou acordos de cooperação nuclear entre os dois países quando esteve por lá. O Japão, outro que não se dá com a China, seguiu o exemplo e anda financiando obras imensas de infra estrutura no país.
A repressão chinesa aos protestos no Tibet e a reação do resto do mundo à passagem da tocha olímpica podem ser o prenúncio do que vem por aí. Os chineses hoje controlam até quem pode ser reencarnado ou não no Tibet. acredite se quiser mas é o Partido Comunista Chinês quem dá a última palavra nos cassos de reencarnação de religiosos tibetanos.
Os tibetanos não estão dispostos a aguentar isso para sempre, nem mesmo a paciência zen-budista aguenta tanta paulada. Imaginem um conflito ali opondo Índia, Japão, Taiwan, Coréia do Sul e EUA a China, Coréia do Norte e Rússia...
Todo mundo sabe que a China foi escolhida para ser a sede das Olimpíadas por puro interesse comercial. E todo mundo sabe que a China só trata dissidentes na base da cacetada.
Os chineses estão usando as Olimpíadas para se afirmarem no mundo como um país decente.
Eu digo que só um boicote lembraria a eles o que eles realmente são: reles ditadores.

4 comments:

Ricardo Rayol said...

é intrigante como essas coisas levam um tempão para vir a público.

patricia m. said...

Impossible. O interesse comercial ainda fala mais alto. E nao eh mais como a Guerra fria, com 2 potencias gigantes se opondo uma a outra.

Engracado, cade o Bono Vox? Cade Hollywood? Nao vi ninguem reclamando ainda da China. O Richard Gere reclama porque ele eh budista. Mas o Bono nao eh preto e ajuda a Africa.

Alias, cade o palerma do Michael Moore? Esquerdalha bom so sabe reclamar dos EUA, ne...

bete p.silva said...

Patrícia,muito bem colocado! Assino.

Lelec said...

Há um excelente artigo do Hélio Schwartsman sobre o assunto. Ele lembra que o progresso (que não foi pouco) que o governo chinês trouxe ao Tibet (escolas, estradas, ferrovias) não podem ser justificativas para agressões tão graves ao direitos humanos. O ideal seria um boicote amplo aos JO de Pequim.
Abraço.