Friday, April 25, 2008

Padres Voadores


Em 1709 o padre Bartolomeu de Gusmão, um santista, projetou um veículo para se mover pelos ares que batizou de "A Passarola", que voava com ar quente, o mesmo princípio dos balões de Montgolfier. Consta que ele fez uma demonstração à corte portuguesa, presenciada até pelo futuro papa Inocêncio XIII.
Bartolomeu de Gusmão era um padre, mas também um cientista e um inventor, o que cai bem a um jesuíta. Ficou conhecido nas histórias portuguesa e brasileira como o Padre Voador.
Esta semana eu quase não acreditei quando vi a notícia, mas um padre paranaense se amarrou a mil balões de hélio e decolando de Paranaguá sumiu no litoral catarinense.
Há algo mais além dos 3 séculos que separam Gusmão de Adelir de Carli, o maluco da semana.
Para um, a ciência revelava Deus em suas pequenas descobertas.
O outro é um biruta querendo chamar a atenção. Deu com os burros n'água. Deus queira que o encontrem.
No meu tempo isso tinha um nome, chamava-se idéia de jerico. Alguém esqueceu de informar o padre avoado que aquela era uma legítima e indefectível idéia de jerico? Uma óbvia idéia de jerico?
Um americano tentou fazer isso uma vez. Saiu do Texas em uma cadeira amarrada em balões e foi parar no meio do tráfego aéreo do aeroporto de Los Angeles, quase morrendo congelado e provocando um desastre.
É uma idéia de jerico e nem ao menos original, já foi jericada antes.
Tem padre fazendo greve de fome por causa de uma represa, outro voando em balões por causa de caminhoneiros... Alguém da hierarquia da Igreja deveria sinceramente cortar logo o barato e informá-los que padre tem que cuidar é dos assuntos da alma. A César o que é de César.

1 comment:

patricia m. said...

Deve fazer parte da Escatologia da Libertaçao, ou entao da trupe do Padre Marcelo, o nosso instrutor de aerobica.

Tenho nojo.