Thursday, July 09, 2009

Profundamente


Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes, cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.

No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam, errantes

Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?

Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente.

Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci

Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
— Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.

Manuel Bandeira

3 comments:

Luiz Felipe said...

Fernandão,
De quem é a tela? Me lembrou Volpi e suas bandeirinhas.
Abração,
Bode

Alma said...

Fala Bode, a tela é de Majane Silveira, uma ilustradora gaúcha que parece bem talentosa:
http://majane.webs.com/

Zé Costa said...

No link abaixo é possível ouvir essa poesia do Grande Manuel Bandeira, recitada pelo igualmente maiúsculo Paulo Autran. Eu mesmo coloquei a gravação no site.

o link

http://www.goear.com/listen/09df30b/Profundamente-Manuel-Bandeira

Espero que goste.



Abraço