Monday, July 03, 2006

Bien joué Zizou!


Fui a Frankfurt neste sábado.
Podem me perguntar por quê, já que estive falando mal da Copa desde que começou. Mas na realidade eu fui como se vai para uma pescaria. O menos importante é o peixe. A grande diversão é passear, tomar cerveja, se divertir com os amigos.
Durante dois anos que morei na França eu escutei sobre a derrota do Brasil na final de 98. Et un, et deux, et trois, zéro ! Era a hora da vingança. Enfeitei o carro e dirigi mais de 400 quilômetros, me arriscando a 150km/h na autobahn (e mesmo assim sendo humilhantemente ultrapassado por Mercedez e Audis) com mais quatro malucos, a Ivete Sangalo e uma corneta juntos. Pintamos a cara de verde e amarelo, vesti a camisa do Ronaldo e pus um ridícula peruca amarela. Chegamos em plena Römerberg e viramos a atração da praça. Nossas fotos, tirada por turistas japoneses a estas horas estão rodando a net e já devem ter chegado aos cantos mais remotos do planeta. Fui entrevistado por uma TV alemã antes do jogo e disse confiante que ganharíamos de 6 a 0.
Assistimos a partida no Fan Park à beira do Reno, no centro desta estupenda cidade de Frankfurt. Nervoso. Decepção. Zidane mestre. Eu bêbado. E depois os gritos, ils sont où les brésiliens? Qui ne chante pas n’est pas français ! On a gagné ! Allez les bleus ! O que resta a dizer? Bien joué Zidane. Me fiz de palhaço por quê e para quê? Como eu disse, na pescaria para mim o menos importante é o peixe. A viagem valeu pela cerveja, o salsichão e a festa. Valeu pela camaradagem dos franceses, menos arrogantes na vitória do que nós o éramos antes do jogo. Aliás um francês me pagou uma cerveja. Outro me ajudou no caixa eletrônico do hotel. Valeu pela simpatia esforçada dos alemães.
Não valeu pelo medíocre futebol daquela que seria a melhor Seleção que tivemos desde 82. Eu ponho a culpa inteiramente nas mãos de Parreira e da nossa comissão técnica. Com os jogadores que tínhamos foi inadmissível ter que assistir um futebol tão absurdamente medíocre. A Era Dunga não acabou e parece que nunca vai acabar na CBF. O tal futebol feio mas de resultados é um câncer nesse esporte. A tática de Felipão incluída. E os grandes figuras da nossa comissão técnica justificam-se dizendo que queremos demais deles. Esse não é só um problema do futebol. É um problema do nosso país. O poder conferido por qualquer cargo, seja ele de síndico, técnico ou político toma conta da pessoa que o ocupa. Acham que não devem satisfações a ninguém e que temos que os engolir. Nós que somos os maiores interessados.
Agora sem Copa talvez voltemos a prestar atenção nos jornais e não tenhamos que engolir o Lula nas eleições. Talvez tenha sido melhor assim. Se os franceses precisam de uma boa dose de otimismo nós precisamos de uma dose maior ainda de realismo.

3 comments:

Anonymous said...

Alma, descobri!!!!!!
Você que deu azar.
Abraço e parabéns pelo artigo. Como sempre, no fiofó da mosca.

Anonymous said...

Por que não entraram em contato?! Estava em Munique mas o Victor com certeza teria recebido vocês no apartamento dele, que fica em frente ao rio.

Bem, como disse o camarada acima, você deu azar...:-)
Bjs,
Clarisse

Anonymous said...

Vcs estão lindos de morrer na foto!
Paula