Saturday, July 08, 2006

Filmes da semana

Recuperando a programação que a Copa atrapalhou...desculpem o atraso de alguns deles, assisti no DVD só esses dias.

United 93, de Paul Greengrass : Este definitivamente não pretende ser um filme de auto idolatria americano. É um filme sobre o absurdo, universal. E esse absurdo começa com a reza dos terroristas ao nascer do sol. Depois uma olhada dentro do universo dos controladores de vôo e das agências de segurança naquele fatídico dia de 11 de setembro. Aqueles pontos luminosos todos na tela, 4.200 vôos no ar, ninguém sabia o que estava acontecendo, quais os aviões que estavam sequestrados, se estavam mesmo sequestrados. O absurdo dos primeiros vôos se chocando com as torres gêmeas e outro caindo no Pentágono. E o absurdo dentro do vôo da United, o heroísmo dos passageiros tentando salvar suas vidas e sem querer salvando talvez algumas centenas de outras, e a loucura do terrorismo. Tira o fôlego e atordoa.

X-Man 3, de Brett Ratner: Sim, digam o que quiserem mas adorei os três filmes dos X-Man que fui assistir no cinema. Os efeitos, as personagens e o roteiro em si são excelentes e trazem muito mais perto a louca realidade dos quadrinhos dos X-Man. Mas para mim o mais divertido é ver o filme como uma metáfora sobre a tolerância e sobre a diferença. Imaginem se trocarmos no filme os mutantes por negros, homossexuais ou muçulmanos. Imagine que alguém sugerisse uma “cura” para isso. De que lado você estaria?

Syriana, de Stephen Gaghan: Gaghan já tinha acertado en cheio quando escreveu o roteiro de Traffic. Syriana vai de novo na mosca. O filme joga tanta informação para o espectador que a primeira vista parece confuso, mas no final você tem a impressão de ter tido um excelente insight no perigoso mundo do petróleo. Vemos por dentro das grandes companhias americanas, da CIA no Oriente Médio, do Sheik de algum país produtor, dos advogados e analistas e do terrorista sem rumo na vida. A personagem de Matt Damon a certa altura fala para o Sheik “Há cem anos atrás vocês estavam cortando cabeças uns aos outros neste deserto e em cem anos é exatamente onde estarão, depois de terem desperdiçado o maior recurso natural do século”.
Para alguns, a 3a Guerra já começou, e a causa é exatamente o petróleo.

V for Vendetta, de James McTeigue: com roteiro dos irmãos Wachowski da trilogia Matrix, o filme sabe prender nossa atenção. Aqui o herói é o terrorista que combate um regime totalitário na Inglaterra em um futuro próximo. O terrorista ganha nossa simpatia por lutar contra a tirania explodindo prédios e assassinando figurões do regime. A grande picaretagem é que o filme sugere que a origem do totalitarismo estaria no combate de nossos dias contra o terrorismo. Acho que estaríamos em bem piores mãos no futuro se não o combatessemos agora.

5x2, de François Ozon: A história de 5 etapas na vida de um casal, do desastroso fim até o começo. Do divórcio para o nascimento do filho até o dia em que se conheceram. François Ozon deixa as lacunas pra que nós a preenchamos com nossa imaginação ou com nossas próprias experiências. O intrigante é imaginar que a única maneira de fazer esse filme sobre relacionamentos ter um final feliz foi contá-la de trás para frente...

No comments: