Saturday, July 22, 2006

Líbano


Dois “insights” interessantes sobre o conflito no Líbano. O de Amos Oz publicado na Folha de S.Paulo e o de Jean Daniel na Nouvel Observateur.”
Israel começou uma guerra em duas frentes, Gaza e o sul do Líbano. A coisa toda começou quando o Hamas sequestrou um soldado israelense. A simples perspectiva de que o governo da Autoridade Palestina pudesse entrar em algum acordo diplomático que finalmente reconhecesse a existência do estado de Israel deve ter posto os fanáticos mais radicais em polvorosa...Por isso o que eles decidem fazer? Sequestram um soldado para forçar uma reocupação e assim justificar sua resistência.
No outro front, o Hezbollah, sem ter sido sequer provocado, sequestra dois soldados e começa a mandar foguetes para Haifa. E porque? Jean Daniel aposta na mão iraniana que é quem alimenta o Hezbollah. O momento escolhido é propício, reunião do Conselho de Segurança da ONU. Mahmoud Ahmadinejad, o anti-americano mais popular no mundo árabe hoje não deve ter suportado a idéia de que lhe imponham sanções por querer manter seu projeto de dotar o Irã de uma arma nuclear. O Irã está usando o Hezbollah para atacar Israel, mas seu alvo de verdade são os Estados Unidos.
Já Amos Oz tem razão quando diz que o verdadeiro inimigo do Líbano não é Israel mas o Hezbollah. Para o Líbano é uma vergonha que o exército e o governo deixem uma parte de seu território sob o controle de terroristas que usam seus próprios cidadãos como escudos humanos.
A Europa apostou que o Hezbollah e o Hamas participando do processo político poderiam deixar o terrorismo mas parece que estavam errados. Enquanto Irã e Síria continuarem sendo a fonte de financiamento e de islamismo para organizações como estas elas nunca deixarão o terrorismo. O que me faz pensar que estes países mereciam efetivamente estar sob intervenção da ONU, como querem Israel e EUA.
Na lógica insana do terror, atacar Israel fatalmente provoca a reação que eles esperam para poder justificar seu status de vítimas e de resistentes.
E como conclui Jean Daniel a violenta reação israelense pode parecer desproporcial a todo mundo, mas de maneira nenhuma pode ter surpreendido Hamas e Hezbollah, esses já sabiam exatamente o que ia acontecer.

2 comments:

Anonymous said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anonymous said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»